Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Distribuição de bens alimentares agrícolas sem constrangimentos, garante Ministério da Agricultura

17 mar, 2020 - 13:57 • Maria João Costa

Agricultura atenta à cadeia de produção e distribuição de vegetais, frutas e hortícolas. Comunicado clarifica que a Covid-19 não se transmite por via alimentar.

A+ / A-

Veja também:


Está fechado em casa e já está a racionar os legumes, frutas e hortícolas que tem no frigorífico? O Ministério da Agricultura assegura que “o abastecimento alimentar está a decorrer com normalidade, não registando constrangimentos na cadeia, desde a produção à distribuição, nem ao nível dos preços praticados”.

O gabinete de Maria do Céu Albuquerque que apela à consciência cívica e a um consumo responsável e criterioso refere que “está em estreita ligação com todos os intervenientes, a fim de serem detetados quaisquer constrangimentos” no abastecimento, “bem como na identificação do regular fluxo das matérias primas e dos fatores de produção”.

O mesmo comunicado alerta para notícias falsas que estão a circular sobre a segurança alimentar. Quanto ao risco de transmissão de COVID-19 por ingestão de vegetais crus, o Ministério clarifica que não é possível a transmissão por via alimentar, e acrescenta que “a transmissão do novo Coronavírus ocorre por via respiratória e conjuntival, mediante contacto entre pessoas.” O Governo deixa, contudo, o alerta ao consumidor para manter “as regras gerais de higiene na manipulação de géneros alimentícios”.

O cão ou o gato cá de casa podem transmitir coronavírus?

Sobre a possibilidade de transmissão do novo coronavírus por animais de companhia, o Ministério da Agricultura vem também fazer alguns esclarecimentos. Em comunicado refere que “até ao momento, não há evidências de que os animais de companhia possam transmitir a doença”.

Coronavírus. Como a psicologia explica a corrida aos supermercados (e ao papel higiénico)
Coronavírus. Como a psicologia explica a corrida aos supermercados (e ao papel higiénico)

Ainda assim, o gabinete da ministra explica no dia em que surge “o relato de isolamento do vírus de COVID-19 num cão em Hong Kong” que, segundo a Organização Mundial de Saúde, “os resultados dos testes preliminares realizados no animal de companhia não são conclusivos”.

“A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária de Portugal (DGAVP) está a acompanhar, com a maior atenção, a evolução dos resultados deste caso”, diz o comunicado do Ministério da Agricultura que explica que a DGAVP “emitirá uma nota caso venha a ser necessário”.

Apoio a agricultores

O Ministério da Agricultura enaltece a forma como o setor agroalimentar está a reagir perante a pandemia e vem sublinhar que “foi já estabelecido um pacote de medidas com vista à mitigação dos impactos socioeconómicos no setor, nomeadamente através do apoio à tesouraria e à manutenção dos postos de trabalho”.

Face ao evoluir da situação, o “pacote de medidas poderá ser atualizado a todo o momento” esclarece o gabinete da ministra que termina o comunicado escrevendo que a “COVID-19, para além de uma pandemia, é, nos dias que correm, sinónimo de dúvidas e medos. Mas é também sinónimo de solidariedade, de união e de força”.

Coronavírus: Evolução diária em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+