Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crónica

Taxistas descrentes no regresso ao trabalho. "Pois, pois, o Infarmed também estava garantidinho para o Porto..."

27 set, 2018 - 10:36 • Pedro Mesquita

Uma semana de protesto contra a "Lei Uber", muitas centenas de euros de prejuízo e, finalmente, o regresso à normalidade. Mas nem todos os taxistas cantam vitória.

A+ / A-

Recomeçaram as corridas. E no dia seguinte à longa paragem de oito dias, o taxista Carlos ainda está para ver se o protesto valeu a pena.

À porta da estação de São Bento, no Porto, a chegada de clientes/turistas não permite longas conversas, mas Carlos está pouco animado com os resultados desta greve.

Não é que desagrade a promessa do PS de transferir as competências de licenciamento para as câmaras municipais – agrada bastante. A questão é que este taxista já não acredita em promessas: "Pois, pois, o Infarmed também já estava garantidinho para o Porto e, afinal, foi dado o dito por não dito".

Carlos, o pessimista, torce o nariz e juntamente com outros "colegas do volante" considera que os resultados de tão longa paragem não cobrem o prejuizo.

Quando lhe pergunto quanto dinheiro terá deixado de ganhar ao longo da ultima semana, faz as contas numa corrida: "Ui, de certeza que anda à volta de mil euros. Mais até, porque temos custos fixos que continuámos a pagar apesar de termos estado parados".

Carlos não sabe, por isso, se valeu a pena... Se a primeira batalha está ganha, como dizem os homens que coordenaram o protesto, da Antral e da Federação do Táxi.

Bom, em tempos de guerra não se limpam armas, lá diz o ditado, mas é tempo, novamente, de limpar os táxis.

À minha frente, outro taxista, de pano na mão, esfrega o capot pela enésima vez. Depois, abre a porta e, sem ligar o motor, empurra o carro uns metros para se reposicionar na fila. Já se senta no banco de trás um novo cliente.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+