Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pneumonia mata mais de cinco mil pessoas por ano em Portugal

12 nov, 2015 - 08:41 • Pedro Mesquita

Assinala-se esta quinta-feira o Dia Mundial de Combate a esta doença, que mata, por dia, 20 pessoas. “É preciso é que as pessoas interiorizem a necessidade de assumirem medidas genéricas de protecção”, diz o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

A+ / A-

Há 80 novos casos de pneumonia a entrar, todos os dias, nos hospitais portugueses. E esta será, apenas, a ponta do iceberg. Entre as causas apontadas está o envelhecimento da população, a par de um défice na prevenção e de um recurso limitado às vacinas contra a gripe.

São dados avançados à Renascença pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Diz Carlos Robalo Cordeiro que a “pneumonia não tem evoluído da melhor forma, não só no que se refere ao internamento hospitalar como à mortalidade”.

Morrem, por dia, 20 pessoas com pneumonia

Carlos Robalo Cordeiro sublinha que, a cada dia que passa, “são internadas nos hospitais portugueses mais de 80 pessoas com pneumonia”.

O mais grave é que, desses casos, morrem 20 por dia. Pensando que nem todas os pacientes são internados, que muitos estarão a ser tratados noutros locais, é fácil imaginar o peso desta doença.

Nos hospitais públicos, morrem mais de 5 mil pessoas com pneumonia por ano. O presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia conclui que “a pneumonia é a infecção que condiciona a maior mortalidade há muito tempo nos hospitais”.

O que está a falhar na prevenção?

“A sensibilização existe, as campanhas vão-se multiplicando, a informação à população também. É preciso é que as pessoas interiorizem a necessidade de assumirem medidas genéricas de protecção. Devem, desde logo, controlar bem as doenças crónicas, fazer uma alimentação correcta, evitar o consumo do tabaco, fazer a vacinação antigripal”, aponta o responsável.

“As pessoas desvalorizam um pouco a prevenção e, muitas vezes, só se lembram de recorrer aos serviços de saúde quando estão doentes”, lamenta Carlos Robalo Cordeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vanessa P.
    12 nov, 2015 Corroios 09:32
    Também é preciso que dêem a devida atenção às pessoas quando vão aos hospitais com sintomas gritantes de infecção pulmunar, análises que mostram infecção, RX que mostra infecção e depois de 10 horas de espera (já quase sem conseguir respirar) são diagnosticados com ansiedade.... isto aconteceu-me a mim num hospital público. A minha "sorte" foi a troca de turno e ser vista por outro médico que fez o diagnóstico correcto de pneumonia.

Destaques V+