Tempo
|
A+ / A-

Como fica o ar da Índia depois de um festival com fogos de artifício? "Perigoso"

13 nov, 2023 - 08:17 • Beatriz Pereira

Fotografias mostram o "antes" e o "depois" do Diwali, um evento anual de luzes.

A+ / A-

Uma espessa névoa tóxica surgiu, esta segunda-feira, em Nova Deli, capital da Índia, depois de domingo ter sido celebrado pelo país o Diwali, um festival anual hindu de luzes. Em causa está o arrebentamento de fogos de artíficio.

O Supremo Tribunal da Índia proibiu o uso de fogos de artifício durante o festival, permitindo apenas foguetes com emissões reduzidas. O governo de Deli também proibiu os fogos de artifício durante o Diwali nos últimos anos, mas a regra não tem sido respeitada.

Nova Deli apresenta, esta segunda-feira, segundo o IQAir, um índice de qualidade do ar (AQI) de 407, categorizado como “perigoso”, embora tivesse atingido quase 700 pouco depois da meia-noite, mais de 10 vezes o limite recomendado.

Também as cidades de Mumbai (157) e Calcutá (155) estão com um índice considerado prejudicial para a saúde, encontrando-se entre as 10 mais poluídas do mundo- Nova Deli continua em primeiro.

Nova Deli tem tentado combater o ar tóxico nas últimas semanas, com o governo a anunciar férias de inverno antecipadas para as escolas, um esforço para proteger as crianças.

A cidade tem alta poluição durante o ano devido a fatores que incluem emissões dos veículos e poeiras.

Também esta segunda-feira, o ministro do Meio Ambiente de Deli, Gopal Rai, alegou que os líderes do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP), incitaram as pessoas a acenderem fogos de artifício.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+