Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente turco condecora bombeiros portugueses envolvidos no resgate após sismo de fevereiro

25 abr, 2023 - 19:39 • Filipa Ribeiro com Lusa

Erdogan distinguiu os meios internacionais envolvidos no cataclismo que em fevereiro provocaram mais de 50 mil mortos e deixaram cerca de dois milhões de pessoas desalojadas.

A+ / A-

A equipa portuguesa que esteve na Turquia nas operações de busca e salvamento, após os sismos de fevereiro, foi condecorada esta terça-feira, em Ancara, pelo presidente turco, Recep Erdogan, revelou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A distinção foi entregue ao comandante e chefe de missão, José Guilherme, que liderou uma Força Operacional Conjunta (FOCON) composta por 52 elementos.

“Como chefe desta missão fui um sortudo porque tive uma equipa de excelência. Portanto, a mensagem que lhes vou que lhes vou trazer é a gratidão deste povo que reconheceu na equipa portuguesa, em todos os portugueses que efetivamente é um país que, quando eles precisaram, esteve cá”, disse à Renascença, José Guilherme.

A equipa portuguesa integrou elementos da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da GNR, dos Sapadores Bombeiros de Lisboa e Instituto Nacional de Emergência Médica, acompanhados ainda por seis cães.

A força operacional conjunta de Portugal esteve na Turquia a dar ajuda após o sismo.

“[Erdogan] agradeceu a todas as equipas e disse que estava extremamente comovido, e nós aceitámos este agradecimento com muita honra”, sublinhou a Força Operacional Conjunta (FOCON) .

A equipa portuguesa composta por 52 elemento da Força Especial da Proteção Civil esteve mais de uma semana na Turquia a ajudar nas operações de busca e salvamento depois do sismo de fevereiro

Nas operações os portugueses salvaram uma criança de 10 anos.

Os sismos que atingiram a Turquia, e também a Síria, em fevereiro provocaram mais de 50 mil mortos e deixaram cerca de dois milhões de pessoas desalojadas.

A presidência turca calcula que os sismos tenham causado danos diretos de quase cem mil milhões de euros, o equivalente a 9% do PIB do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+