A+ / A-

NASA revela equipa de astronautas para a primeira viagem à Lua em 54 anos

04 abr, 2023 - 09:47 • Inês Braga Sampaio

A Missão Artemis II está marcada para novembro de 2024. Os astronautas não vão pisar a Lua, mas sim voar nas imediações.

A+ / A-
Foto: NASA
Foto: NASA
Foto: James Blair/NASA
Foto: James Blair/NASA

A agência espacial norte-americana (NASA) revelou a equipa de astronautas que vai fazer a segunda viagem à Lua da história. A missão Artemis II vai levá-los, em 2024, às imediações do satélite natural.

A equipa de quatro elementos que embarcará numa viagem de dez dias inclui o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e os especialista de missão Christina Hammock Koch e Jeremy Hansen.

Hansen é canadiano, ao passo que os restantes são norte-americanos. Hammock Koch e Glover serão, respetivamente, a primeira mulher e a primeira pessoa de cor a voar pela vizinhança da Lua.

A missão Artemis II, que marca a primeira incursão tripulada à Lua desde a histórica viagem de 1969, está marcada para novembro de 2024.

Em declarações reproduzidas no site oficial da NASA, o administrador da agência Bill Nelson salientou que esta missão introduz "uma nova era de exploração para uma nova geração de astronautas e sonhadores".

"A tripulação da Artemis II representa milhares de pessoas que trabalham sem descanso para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, a nossa tripulação, a tripulação da humanidade", declara.

A missão Artemis II sucede à não tripulada Artemis I, completada em dezembro, ao fim de 25 dias. O objetivo, no longo prazo, é abrir caminho para missões vindouras à Lua e, num futuro mais distante, a Marte.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+