Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exército do Sudão anuncia ter retomado controlo de sede da televisão e rádio públicas

17 abr, 2023 - 18:49 • Lusa

Segundo o comunicado, as RSF tencionavam utilizar o sinal público para "emitir um comunicado", mas os funcionários do edifício cortaram todas as transmissões para o impedir, de acordo com a imprensa local.

A+ / A-

O exército sudanês anunciou esta segunda-feira que recuperou o controlo da sede da rádio e televisão públicas, após o sinal televisivo ter sido cortado no domingo à tarde pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês).

"As Forças Armadas conseguiram recuperar hoje a transmissão da televisão nacional, após constantes tentativas das milícias de destruir as infraestruturas", anunciou em comunicado o exército.

Segundo o comunicado, as RSF tencionavam utilizar o sinal público para "emitir um comunicado", mas os funcionários do edifício cortaram todas as transmissões para o impedir, de acordo com a imprensa local.

A meio da tarde de hoje (mais uma hora do que em Lisboa), a Sudan Public Broadcasting Corporation retomou as transmissões, relatando os confrontos que estão a ter lugar pelo terceiro dia consecutivo no Sudão.

Os intensos confrontos que começaram na manhã de sábado ocorrem dias depois de o Exército ter advertido que o país atravessa uma "conjuntura perigosa" que poderia levar a um conflito armado, na sequência do destacamento de unidades das RSF na capital sudanesa e noutras cidades, sem o consentimento ou a coordenação das Forças Armadas.

Pelo menos 97 civis foram mortos e 942 ficaram feridos desde o início dos combates entre o exército sudanês e grupos paramilitares, avançou hoje o sindicato oficial de médicos.

No comunicado de hoje, o exército também disse que utilizará a televisão pública para "comunicar com as massas populares, em todo o mundo, e para reforçar as pontes de comunicação e informar sobre as façanhas e sacrifícios dos soldados em todas as partes da amada pátria".

Além da sede da Sudan Public Broadcasting Corporation, outros dos mais importantes pontos onde se registaram combates desde a manhã de sábado são o Palácio Presidencial e o aeroporto internacional de Cartum, todos agora nas mãos das forças armadas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+