Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE ameaça Bielorrússia com sanções caso aceite acolher armas nucleares da Rússia

27 mar, 2023 - 13:21 • Joana Azevedo Viana com Lusa

Em reação ao anúncio de Putin, a porta-voz da NATO também deixou avisos sobre a retórica nuclear "perigosa e irresponsável" de Moscovo.

A+ / A-

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) avisou esta segunda-feira a Bielorrússia de que será alvo de sanções caso permita que a Rússia estacione no seu território armas nucleares táticas.

No Twitter, Josep Borrell disse que esta ação traduz-se numa "escalada irresponsável [do conflito em curso na Ucrânia] e uma ameaça à segurança europeia".

"A Bielorrússia ainda pode travar isto", disse Borrell, alertando que "a UE está preparada para responder com mais sanções" ao regime em Minsk.

Numa entrevista divulgada no sábado, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que vai enviar para a Bielorrússia armas nucleares táticas na sequência da decisão do Reino Unido de fornecer à Ucrânia munições com urânio.

As armas nucleares táticas têm o propósito de ser usadas no campo de batalha, apresentando um curto alcance e um baixo rendimento quando comparadas com ogivas nucleares usadas em mísseis de lonco alcance.

Em reação ao anúncio de Moscovo, a porta-voz da NATO também deixou avisos sobre o passo "perigoso e irresponsável".

"A retórica nuclear da Rússia é perigosa e irresponsável a a NATO está vigilante", avisou Oana Lungescu via Twitter. "Estamos a monitorizar a situação de perto e ainda não vimos quaisquer mudança de postura da Rússia quanto ao nuclear que nos levasse a ajustar a nossa."

Moscovo já veio desvalorizar os avisos do Ocidente, argumentando que os EUA fazem o mesmo há décadas com os seus aiados.

"Esta reação, naturalmente, não pode mudar os planos da Rússia", disse o porta-voz do Kremlin (presidência russa), Dmitri Peskov, citado pelas agências espanhola EFE e francesa AFP.

"Não há aqui nada de extraordinário. Em primeiro lugar, os Estados Unidos têm vindo a fazê-lo há décadas. Há muito tempo que os Estados Unidos implantaram as suas armas nucleares táticas no território dos seus aliados", disse Peskov.

"Se a minha memória não me falha, em seis países: Alemanha, Turquia, Países Baixos, Bélgica, Itália e Grécia", precisou, referindo-se a membros europeus da NATO.

Ao justificar a decisão, anunciada em plena guerra contra a Ucrânia, Putin disse que o acordo não viola as obrigações da Rússia em matéria de não-proliferação nuclear.

Segundo Putin, a formação do pessoal militar bielorrusso terá início em 03 de abril, e a construção de um silo para albergar as armas nucleares na antiga república soviética estará concluída em 01 de julho.

[atualizado às 14h09]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    29 mar, 2023 Eu 17:39
    A melhor "sanção" será instalar armas do mesmo tipo na Polónia, coisa que atendendo ao que os polacos pensam e sentem pela Rússia, não será difícil de negociar.
  • O gajo não aprende
    28 mar, 2023 Cá 20:47
    Essa desculpa russa de isto ser uma "resposta à NATO e aos EUA", é uma falácia como quase tudo o que vem de Moscovo. Armas da NATO do mesmo tipo dessas, o mais próximo que estão é na Turquia. Podem é ir haver outras mais próximas: a Polónia não verá com bons olhos armamento nuclear russo a morder a sua fronteira, e quererá ter também armas nucleares táticas no seu território. Ou seja, mais um tiro nos pés, dado pelo Putin.

Destaques V+