Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Rússia deixa aviso a Londres sobre envio de munições com urânio para a Ucrânia

22 mar, 2023 - 15:19 • Lusa

Moscovo diz que Reino Unido se arrisca a elevar guerra na Ucrânia "para outro nível".

A+ / A-

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo avisou esta quarta-feira que o Reino Unido pode elevar "para um novo nível" a guerra na Ucrânia se enviar munições com urânio empobrecido aos ucranianos.

A diplomacia russa lamentou também, através de um comunicado, o facto de o Reino Unido aparentemente ter esquecido "as terríveis consequências do uso de tais munições" em anteriores conflitos como o Iraque ou a Jugoslávia.

"Tal desejo de aumentar o sofrimento da população civil e causar danos irreparáveis ao meio ambiente mostra que os britânicos estão dispostos a negligenciar os habitantes da Ucrânia", afirmou o Ministério russo, repreendendo Londres pela "sua frivolidade" em relação ao compromisso com a recuperação das cidades ucranianas após o conflito.

"O comportamento do lado britânico, tão franco no seu cinismo, mostra mais uma vez quem é o verdadeiro agressor e instigador do conflito na Ucrânia (...). Londres não se deve esquecer que terá de assumir toda a responsabilidade por isso", sublinharam as autoridades de Moscovo, advertindo o Reino Unido de que a decisão "não estará isenta de graves consequências".

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, James Cleverly, descartou, por seu lado, que haja uma "escalada nuclear do conflito" na Europa Oriental.

O Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou na terça-feira que, juntamente com um esquadrão de tanques de batalha Challenger 2, fornecerá à Ucrânia "munições, incluindo projéteis perfurantes contendo urânio empobrecido".

Moscovo afirmou, entretanto, que classifica este tipo de armamento como armas nucleares.

Na terça-feira, vários altos funcionários russos já tinham criticado o envio de munições de urânio empobrecido aos ucranianos.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na terça-feira que os planos de Londres para fornecer à Ucrânia munições com urânio empobrecido iria apenas reforçar a resposta russa, mas os britânicos sustentam que o Governo russo "pretende desinformar" ao dizer que as munições com urânio empobrecido que vai enviar para a Ucrânia têm uma componente nuclear.

Um porta-voz do Ministério britânico sublinhou que "o Exército britânico usou urânio empobrecido nos seus projéteis perfurantes durante décadas" e apontou que "é uma componente padrão e não tem nada a ver com armas ou capacidades nucleares".

O anúncio das autoridades britânicas não agradou aos ativistas da organização britânica Campaign for Nuclear Disarmament [Campanha pelo Desarmamento Nuclear], que hoje condenaram o envio deste tipo de munições para a Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    22 mar, 2023 Lisboa 16:05
    Então e as munições de urânio empobrecido que os vossos tanques T-80 usam na Ucrânia? Essas não são escalada na direção do Nuclear? Quando é que lá pelas bandas de Moscovo percebem, que depois do espetáculo lamentável de ineficiência e incompetência do "invencível exército russo", no Ocidente ninguém ou quase ninguém se assusta com as vossas ameaças e conversas da treta? São potência nuclear? Que coincidência, nós também. E no resto, se em mais de 1 ano de guerra não venceram a Ucrânia e a vossa última ofensiva foi um fracasso, então o que seria desse exército ex-rolo-compressor a combater contra a NATO?

Destaques V+