A+ / A-

Sismo na Turquia

Portugueses resgatam cão dos escombros. "Anda, amigo!"

14 fev, 2023 - 15:15 • Lusa

A equipa portuguesa mobilizada na Turquia resgatou, esta terça-feira, na cidade de Antáquia um cão que esteve cerca de 200 horas debaixo dos escombros.

A+ / A-
Veja o momento em que a missão portuguesa resgata "Tuga", o cão preso sob os escombros na Turquia
Veja o momento em que a missão portuguesa resgata "Tuga", o cão preso sob os escombros na Turquia

“Anda amigo”, foram as palavras ouvidas no resgate, refere a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) numa publicação no twitter. A equipa lusa conseguiu atrair o animal, através de um buraco, para o exterior.

Mais de uma semana após o sismo que afetou o sudeste da Turquia, a equipa portuguesa salvou um golden retriever de uma cave colapsada na zona sul de Antáquia, uma das cidades mais afetadas pelo terramoto.

Visivelmente magro, com costelas salientes, o cão adulto, de pelo dourado, tinha também o focinho e as patas com algumas feridas, sinal de que teria "tentado esgravatar a parede e encontrar uma saída", disse à agência Lusa o coordenador da equipa cinotécnica da GNR que está na Turquia, André Rosa.

"Só tinha espaço para estar deitado, ali dentro", notou.

Explicou ainda que os cães "aguentam muito mais tempo do que os humanos sem comida", mas, mesmo assim, "é muito tempo sem acesso a água para um cão".

O animal foi encontrado depois de uma das cadelas da equipa, Kejsi, ter ladrado e assinalado que ali estava algo.

Após beber água e receber algumas festas foi batizado de "Tuga".

Sem habitantes locais por perto, a equipa deixou "Tuga" com uma trela junto à casa, com acesso a comida e água, até o dono chegar, o que aconteceu passada uma hora.

Afinal, chama-se "Tarçin" (canela, em turco), contou à Lusa Taner, que agradeceu à equipa portuguesa pelo resgate.

"Salvar um cão é incrível, ainda para mais para nós, que são os nossos companheiros. Dá um gosto especial", disse à Lusa André Rosa.

No sábado, as forças portuguesas já tinham resgatado uma criança de 10 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+