Tempo
|
A+ / A-

Portugal ajuda Ucrânia com mais 14 viaturas blindadas e geradores

20 jan, 2023 - 16:49 • Ricardo Vieira

Ministério da Defesa está disponível para ceder tanques de guerra Leopard 2.

A+ / A-

Portugal vai enviar para a Ucrânia mais 14 viaturas blindadas de transporte de pessoal M113 e oito geradores de grande capacidade para produção de energia elétrica, além de munições e duas toneladas de equipamento médico e sanitário. Também está disponível para ceder tanques de guerra Leopard 2.

A ajuda portuguesa foi anunciada esta sexta-feira pela ministra da Defesa, Helena Carreiras, durante a reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, que hoje se reuniu presencialmente em Ramstein, na Alemanha.

"Com este material, que se encontra em preparação para envio, eleva-se para 532 toneladas o total de equipamento militar, letal e não letal, fornecido por Portugal à Ucrânia desde o início da agressão levada a cabo pela Rússia", refere o Ministério da Defesa, em comunicado.

Perante os parceiros e aliados reunidos em Ramstein, a ministra da Defesa, Helena Carreiras, "reafirmou o compromisso de Portugal com a defesa da soberania e integridade da Ucrânia, estando o Ministério da Defesa Nacional e o Estado-Maior-General das Forças Armadas em constante contacto com as autoridades ucranianas e analisando as solicitações de Kiev, a que o nosso País corresponderá na medida das suas capacidades e disponibilidades".

O Ministério da Defesa adianta que Portugal integra a nova missão da União Europeia de assistência militar à Ucrânia, que vai proporcionar treino em áreas como a inativação de engenhos explosivos, assistência médica em combate, defesa nuclear, biológica, química e radiológica, e instrução militar. Os formadores portugueses estarão na Alemanha a partir de fevereiro.

"Portugal mantém a disponibilidade para receber no Hospital das Forças Armadas 40 militares ucranianos feridos em combate", sublinha a tutela.

No que respeita aos carros de combate Leopard 2, Portugal participou numa reunião convocada pela Ucrânia e pela Polónia onde estiveram presentes os países que possuem estes meios.

"Nessa reunião a ministra da Defesa Nacional reiterou a oferta de treino nesta tipologia carros de combate e manifestou a disponibilidade do Governo português para identificar, de forma coordenada com os seus parceiros, formas de apoiar a Ucrânia com esta capacidade", afirma o Ministério da Defesa.

Os países da NATO ainda não chegaram a acordo para o envio de blindados Leopard 2 para a Ucrânia, revelou esta sexta-feira o ministro polaco da Defesa, à margem da reunião que decorre na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    20 jan, 2023 Paços 19:53
    Incrível! Não temos dinheiro para mandar cantar um cego, com as ruas cheias de manifestações, e andamos a mandar tanques blindados para alimentar uma guerra! Completamente surreal!
  • Digo
    20 jan, 2023 Eu 19:03
    Há 37 Leopard-2 mas Forças Armadas Portuguesas que praticamente são a única unidade com capacidade minimamente ofensiva no Exército. Se os dão à Ucrânia, onde reconheço são mais úteis que aqui, substituimo-los pelo quê? Uma dúzia extra de colóquios sobre ideologia de género e Mulheres nas Forças Armadas?

Destaques V+