Tempo
|
A+ / A-

Ministério Público brasileiro pede bloqueio dos bens de Bolsonaro

10 jan, 2023 - 20:30 • Lusa

Governador suspenso de Brasília, Ibaneis Rocha, e ao seu antigo secretário de segurança, Anderson Torres, também são visados.

A+ / A-
Foto: Sebastiao Moreira/EPA
Foto: Sebastiao Moreira/EPA

O Ministério Público pediu ao Tribunal de Contas do Brasil o bloqueio de bens do ex-presidente Jair Bolsonaro na sequência do ataque aos três poderes por parte dos seus apoiantes mais radicais.

O procurador-geral adjunto do Ministério Público perante o Tribunal de Contas, Lucas Rocha, pediu também que a sanção fosse estendida ao governador suspenso de Brasília, Ibaneis Rocha, e ao seu antigo secretário de segurança, Anderson Torres, um leal aliado e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro.

Lucas Rocha justificou a sua exigência "devido ao processo de prestação de contas e ao vandalismo ocorrido" na capital brasileira a 8 de janeiro, "que causou inúmeros danos à tesouraria federal".

Apoiantes de Bolsonaro deixam rasto de destruição em Brasília
Apoiantes de Bolsonaro deixam rasto de destruição em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado num hospital dos Estados Unidos, para onde viajou ainda antes da tomada de posse de Lula da Silva, a 1 de janeiro.

O Supremo Tribunal do Brasil ordenou esta terça-feira a detenção do ex-comandante da Polícia Militar de Brasília, Fábio Augusto, avança a Globo News.

No domingo, milhares de manifestantes radicais invadiram e causaram graves danos às sedes do parlamento, da presidência e do Supremo Tribunal durante quatro horas, até serem dispersos pelas forças de segurança.

Cerca de 1.500 pessoas foram detidas entre domingo e segunda-feira, embora hoje a Polícia Federal tenha comunicado que libertou "idosos doentes crónicos" e "adultos responsáveis por menores", sem especificar o número exato.

A acrescentar, logo no domingo, o Supremo Tribunal retirou o governador de Brasília, Ibaneis Rocha, do seu cargo durante 90 dias pela sua alegada "omissão" em neutralizar os ataques dos radicais que geraram o caos no coração da democracia brasileira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+