Tempo
|
A+ / A-

Ataque a Brasília

Lula responsabiliza Bolsonaro e decreta intervenção federal na segurança pública

08 jan, 2023 - 21:09 • Inês Braga Sampaio

Presidente empossado do Brasil apelida Bolsonaro de "genocida" e garante que todos os responsáveis pelo ataque aos órgãos federais serão encontrados e devidamente punidos.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente do Brasil, Lula da Silva, decretou, até 31 de janeiro, uma "intervenção federal para conter segurança de ordem pública".

Em reação à invasão ao Congresso do Brasil, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal por parte de apoiantes de Jair Bolsonaro, em protesto contra as eleições que deram a vitória ao Presidente empossado, Lula da Silva garantiu que todos os que tenham participado ou estado por trás do ataque serão punidos exemplarmente.

"Fica decretada intervenção federal no Distrito Federal [Brasília] com o objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública", leu Lula da Silva, em conferência de imprensa.

Lula da Silva apelidou os invasores de "verdadeiros vândalos" e "fascistas fanáticos", e garantiu que "todas as pessoas" que participaram no ataque "serão encontradas e punidas".

"A Democracia garante o direito de liberdade, mas também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a Democracia. Descobriremos quem foram os financiadores e todos eles pagarão com a força da lei este gesto de irresponsabilidade anti-democrático de vândalos e fascistas. Se houve omissão do governo federal sobre isto, também vamos punir", declarou.

Acusações a Bolsonaro e à polícia militar


O Presidente do Brasil afirmou que este ataque aos três poderes foi um ato "sem precedentes" na História do Brasil e responsabilizou o seu antecessor e adversário derrotado nas eleições, Jair Bolsonaro.

"Esse genocida não só provocou e estimulou isto como, quem sabe, está a estimular pelas redes sociais. A culpa também é dele. É da responsabilidade dele e dos partidos que o sustentam", acusou.

Lula também apontou o dedo à polícia militar de Brasília:

"Houve incompetência, má vontade e má-fé das pessoas que cuidam da segurança. A polícia não fez absolutamente nada. Esses poícias não poderão ficar impunes, porque não são de confiança da sociedade brasileira. É preciso que essa gente seja punida de forma exemplar", sustentou.

Apoiantes de Bolsonaro invadem Congresso do Brasil
Apoiantes de Bolsonaro invadem Congresso do Brasil

Intervenção tem de ser aprovada


No decreto de intervenção, disponibilizado nas redes sociais, pode ler-se que fica nomeado, para encabeçar a intervenção, o secretário executivo da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Garcia Capelli.

Capelli fica subordinado somente a Lula e "não está sujeito às normas distritais que conflitarem com as medidas necessárias à execução da intervenção". Além disso, poderá requisitar os recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos de Brasília e quaisquer órgãos, civis e militares, da administração pública federal, que considerar necessários.

O decreto de intervenção ainda precisa de ser analisado pelo Congresso, que tem 24 horas para deliberar. Se aprovada, a intervenção terá efeito até ao dia 31 de janeiro de 2023.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    08 jan, 2023 Palmela 22:24
    Alem de ladrao e malcriado" entrou logo a matar com a policia! Pra conquistar um pais nao se pode ter as policias como inimigas!
  • Maria
    08 jan, 2023 Palmela 22:20
    Bolsonaro a parte" o brasil nao tinha outro candidato que nao fosse ladrao?

Destaques V+