Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China fecha contas nas redes sociais por críticas à política de saúde

07 jan, 2023 - 09:59

A Weibo afirmou ter registado 12.854 violações das regras de utilização.

A+ / A-

A China suspendeu ou fechou contas nas redes sociais de mais de mil críticos das políticas do Governo relacionadas com a covid-19, à medida que o país avança para uma maior abertura.

A Weibo afirmou ter registado 12.854 violações das regras de utilização, que tiveram como alvo peritos, académicos e trabalhadores médicos, com a plataforma a emitir proibições temporárias ou permanentes a 1.120 contas.

O Partido Comunista tinha confiado em grande parte na comunidade médica para justificar os confinamentos, quarentenas e testes em massa - que acabou por abandonar abruptamente no mês passado, gerando uma grande onda infeções que está a pressionar os recursos médicos até ao limite.

A empresa "continuará a aumentar a investigação e limpeza de todo o tipo de conteúdos ilegais, e a criar um ambiente comunitário harmonioso e amigável para a maioria dos utilizadores", afirmou a Weibo num comunicado datado de quinta-feira.

A China enfrenta agora um surto de casos e hospitalizações nas principais cidades e está a preparar-se para uma maior propagação em áreas menos desenvolvidas, com o início das viagens do Ano Novo Lunar, que deverá começar nos próximos dias.

Embora os voos internacionais ainda sejam reduzidos, as autoridades dizem esperar que as viagens domésticas ferroviárias e aéreas dupliquem em relação ao mesmo período do ano passado, aproximando-se dos números que se verificavam antes da pandemia.

Portugal vai passar, a partir deste sábado, a realizar testes aleatórios à covid-19 a viajantes provenientes da China, passando no domingo a exigir teste realizado até 48 horas antes do embarque, anunciou esta sexta-feira o Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+