Tempo
|
A+ / A-

Twitter. Ataque informático terá publicado mais de 235 milhões de endereços de email

06 jan, 2023 - 08:50 • Pedro Valente Lima

Endereços de email terão sido roubados no final de 2021 e encontravam-se à venda num fórum online.

A+ / A-

Mais de 235 milhões de endereços de email de utilizadores do Twitter terão sido publicados por hackers, avança o The Washington Post. O jornal The Guardian aponta para, pelo menos, 200 milhões.

Segundo Alon Gal, especialista em cibersegurança israelita, as informações encontravam-se à venda numa base de dados online, mas acabaram por ser divulgados gratuitamente.

"Os dados estão a circular em massa e foram agora publicados", escreveu, numa publicação na rede social LinkedIn. "Infelizmente, isto levará ao aumento da pirataria informática, do phishing e do doxxing [publicação de informação pessoal e sensível na internet]."

Desde 24 de dezembro que Alon Gal tem estado a investigar e a documentar este ataque informático ao Twitter nas redes sociais. Ao início, as fontes a que acedeu apontavam para 400 milhões de endereços de email obtidos.

Os alegados autores do ataque informático, que permanecem no anonimato, afirmam ter roubado os dados no final de 2021. Entre as contas de Twitter publicadas, os atacantes dão os exemplos de personalidades notórias, como a deputada norte-americana Alexandra Ocasio-Cortez, ou até Donald Trump.

Os endereços de email terão sido publicados num fórum online, mas a verificação da sua completa autenticidade tem sido difícil. Nas redes sociais, o assunto é comentado através de capturas de ecrã das publicações nesse mesmo fórum.

Em declarações ao The Guardian, Troy Hunt, criador de um site de deteção de publicação de dados sensíveis online, diz que a informação parece "ser bastante aquilo de que se tem falado". Ou seja, será fidedigna.

Em agosto de 2022, o Twitter já tinha confirmado a existência vulnerabilidades na plataforma, de que tinham tomado conhecimento no início desse ano. As falhas estariam relacionadas com bugs introduzidos acidentalmente no código do site, detalha o The Washington Post.

Entretanto, e sobre este caso mais recente, o Twitter ainda não teceu quaisquer comentários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+