Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Descoberta vacina capaz de desencadear respostas imunitárias aos tumores

11 ago, 2022 - 20:20 • Pedro Mesquita , Marta Pedreira Mixão

Investigadora do I3S (Universidade do Porto) na área do cancro do cólon defende que é exagerado dizer-se que foi descoberta uma vacina contra o cancro.

A+ / A-

Um grupo de investigadores do Instituto Italiano de Medicina Genómica (IIGM) descobriu uma vacina capaz de desencadear respostas imunitárias aos tumores e que pode aumentar a eficácia dos medicamentos de terapia imunitária.

De acordo com a agência de notícias ANSA, o fármaco revelou-se eficaz, em associação com um medicamento para a imunoterapia, em mais de uma dezena de doentes com um subtipo de cancro do cólon e que apresentavam metástases.

Apesar de promissora, a notícia deve ser encarada de forma cautelosa.

À Renascença, Maria José Oliveira, investigadora do I3S (Universidade do Porto) na área do cancro do cólon, defende que é exagerado dizer-se que foi descoberta uma vacina contra o cancro.

“É, obviamente, uma combinação de uma vacina com imunoterapia que resultou muito bem em modelos animais e que é bastante promissora, porque foi depois aplicada em doentes com doentes com cancro do cólon em estadio avançado. Mas é preciso notar que estes doentes, que foram sujeitos a esta terapia, é, dentro dos doentes com cancro do cólon, geralmente o tipo de doentes que melhor responde às terapias e mesmo às vacinas anti-tumorais”.

A investigadora defende que “seria muito interessante, agora, verificar se no tipo de doentes onde o grau de resposta é geralmente inferior os resultados são efetivamente semelhantes”, pois seria “uma mais valia” comprovar que “doentes que têm uma resposta muito limitada também conseguiam responder a este tipo de terapia”.

Maria José Oliveira salienta ainda que “este tipo de trabalho traz de novo a demonstração que a combinação terapêutica é realmente o caminho” e que “para tratar o cancro não devemos prender-nos com terapias únicas, mas combinar diferentes terapias”.

“Uma das possibilidades e soluções seria a vacinação combinada para antigénios tumorais, moléculas que existem na superfície das células tumorais, e a tal imunoterapia, que tem sido de facto muito eficiente no tratamento de outros tumores, mas que, infelizmente, no caso do cancro do cólon, não”, explica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+