Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo pico Covid-19 na China. UE vai exigir testes e recomendar uso de máscara nos voos

04 jan, 2023 - 13:01 • Joana Azevedo Viana

Quem quiser viajar para o território da União Europeia a partir da China vai passar a ter de apresentar teste negativo à chegada.

A+ / A-

A União Europeia prepara-se para anunciar esta quarta-feira que todos os passageiros oriundos da China terão de fazer teste obrigatório à Covid-19 antes de partirem com destino ao território comunitário.

Neste momento, França, Itália e Espanha já estão a exigir testes pré-partida à Covid, tendo pedido aos restantes Estados-membros da UE que sigam o exemplo.

Ao final desta manhã, em visita a Lisboa, a ministra alemã dos Negócios Estrangeiros tinha deixado claro que qualquer decisão nesse sentido teria de ser "concertada".

De acordo com uma porta-voz da Comissão Europeia, "uma maioria esmagadora de países é favorável à testagem pré-partida" obrigatória para quem vier da China.

"Estas medidas terão de ser aplicadas aos voos e aeroportos mais apropriados e de uma forma coordenada para garantir a sua eficácia", adiantou a mesma fonte.

No Twitter, a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, disse que houve "convergência para atuar" na reunião de ontem dos especialistas em questões sanitárias da UE.

"A união continua a ser a nossa ferramenta mais forte contra a Covid", escreveu Kyriakides.

Para esta quarta à tarde está marcada uma reunião do mecanismo europeu de Resposta Integrada a Crises Políticas (IPCR, na sigla inglesa), no qual serão acertados todos os detalhes da resposta coordenada ao novo pico de infeções e mortes por Covid na China.

Entre as propostas da Comissão contam-se, para além da testagem obrigatória antes da partida, a recomendação do uso de máscara em voos de e para a China, a monitorização das águas residuais dos voos oriundos da China e o aumento da vigilância da testagem e vacinação Covid no território europeu.

Reagindo ao anúncio, o ministro grego da Saúde disse que

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+