Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Controlos Covid-19 a passageiros da China? "Qualquer posição será concertada a nível europeu"

04 jan, 2023 - 12:21 • José Pedro Frazão com redação

Garantia é da ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, depois de alguns Estados-membros da União Europeia, incluindo Espanha e Itália, terem tornado novamente obrigatórios os testes Covid a quem chega da China.

A+ / A-

Qualquer decisão a tomar face ao pico de infeções e mortes por Covid-19 na China será "concertada" a nível da União Europeia, garantiu esta quarta-feira a ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock.

Em Lisboa para o Seminário Diplomático de 2023, que decorre entre hoje e amanhã, a chefe da diplomacia germânica assegurou:

"Qualquer posição será concertada a nível europeu. A situação deve ser levada a sério, mas precisamos de informação mais rigorosa [para tomar decisões]."

Da parte de Portugal, não foi ainda tomada qualquer decisão no sentido de impôr testes à Covid a quem chega da China, adiantou João Gomes Cravinho aos jornalistas.

"Portugal não tomou uma decisão. Qualquer decisão será tomada por razões científicas", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Ontem, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, adiantou à Renascença que o Governo tem um "plano pronto" a ativar "se for necessário" quanto ao eventual controlo de passageiros vindos da China.

Esse plano foi preparado em conjunto pelos Ministérios da Saúde, dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna e só ainda não foi ativado porque Portugal mantém uma atitude "preventiva e não alarmista", adiantou o governante.

A cada semana, só há um voo direto da China para Portugal – uma situação muito diferente da de Espanha ou de Itália, alguns dos países europeus que anunciaram esta semana que os testes à Covid-19 vão passar a ser obrigatórios para passageiros que aterrem em aeroportos nacionais vindos da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+