Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Nataliya é uma ucraniana de Kherson em Portugal. "Apesar da alegria, agora temos medo"

12 nov, 2022 - 16:26 • Pedro Mesquita , Inês Braga Sampaio

Nataliya conta à Renascença que, quando soube da libertação de Kherson, "só não podia saltar e gritar porque estava na hora de trabalho". Assume o receio de mísseis, admite que ainda tem familiares e amigos na zona ocupada e revela um sonho.

A+ / A-

A libertação de Kherson das tropas russas desencadeou a euforia em toda a Ucrânia, assim como em várias partes do mundo onde se refugiam ucranianos. Na casa de Nataliya, que vive em Portugal, também houve festa.

Em entrevista à Renascença, Nataliya conta que, quando viu a notícia sobre a libertação de Kherson, ficou "muito feliz" e "só não podia saltar e gritar porque estava na hora de trabalho". Ainda assim, sublinha que a guerra ainda não acabou e que ainda há o receio de eventuais bombardeamentos.

"Apesar de tanta alegria, somos realistas e, se até agora kherson não foi bombardeado, porque foi ocupado, agora temos este medo. O perigo existe e o inimigo ainda está na nossa terra. Mas vamos acreditar nas nossas forças armadas e no nosso povo. Acreditamos na vitória e vamos vencer, porque somos fortes e o mundo inteiro está connosco", declara.

Preocupação com familiares e amigos, e um sonho


Nataliya conta à Renascença que a sua grande preocupação, agora, é chegar à fala com familiares e amigos que ainda estão em zonas do distrito de Kherson ainda ocupadas pelos soldados russos.

"Tenho amigos e familiares em Kherson, mas alguns ainda estão na zona ocupada. Estamos muito preocupados com eles todos. Eles encontram-se numa situação muito instável e nós não temos contacto com eles desde dia 7 [de novembro], porque os ocupantes destruíram todos os tipos de comunicações. Os meus pais foram forçados a sair de casa e, agora, estão na zona no território da Ucrânia. Mas a minha casa onde eu nasci cresci está na zona ocupada", explica.

Nataliya deseja regressar à casa de infância, que atualmente está em zona ocupada pelas tropas de Putin:

"Um dos meus sonhos, neste momento, é ter possibilidade de voltar e ver a minha casa. Claro que agora, com esta vitória, esperamos que tudo vá voltar à vida normal."

A guerra na Ucrânia, em curso há quase nove meses, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a II Guerra Mundial (1939-1945). Desconhece-se o número de baixas civis e militares, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm alertado que será elevado

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+