Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo ataque com sopa a quadro de Van Gogh. Agora foi em Roma

04 nov, 2022 - 19:55 • Pedro Valente Lima

A pintura "O Semeador" não terá ficado danificada.

A+ / A-

Esta sexta-feira, ativistas ambientais arremessaram sopa contra uma pintura de Vincent Van Gogh, no Palazzo Bonaparte, em Roma. A ação foi protagonizada por três membros do grupo Ultima Gerazione, associação ambientalista italiana.

A obra "O Semeador", pintada pelo artista holandês em 1888, não terá ficado danificada, uma vez que, tal como noutras demonstrações dos ativistas, o quadro possuía uma porteção de vidro.

Na rede social Twitter, os ativistas dizem ter agido "em nome do amor pela vida e, portanto, com amor pela arte". "Num futuro em que teremos dificuldades na garantia de comida para todos, como é que podemos pensar que a arte continuará protegida?"

Este é mais um capítulo que se soma aos mais recentes protestos menos convencionais dos ativistas climáticos. As ações envolvem o arremesso de comida a obras de arte, como forma de chamar a atenção e "incomodar" para as alterações climáticas.

Já em outubro, a pintura "Os Girassóis", em exposição na National Gallery, em Londres, tinha sido alvo de uma demonstração do género, da autoria dos ativistas da Just Stop Oil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+