Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sampaio Nunes

Gasoduto ibérico será "diferente tecnicamente" mas "é uma vitória para todos"

20 out, 2022 - 18:52 • Pedro Mesquita com Redação

O especialista diz que, face a ideia original, só se sabe o que Portugal fica a ganhar com esta alteração dependendo do custo-benefício, mas considera desde já que se trata de um "excelente negócio" a nível político.

A+ / A-

O antigo diretor da Comissão Europeia das Energias Convencionais, Pedro Sampaio Nunes, refere que o plano do gasoduto ibérico aprovado esta quinta-feira será "diferente tecnicamente" do que era o projeto inicial, mas "politicamente é um excelente negócio. É uma vitória para todos".

À Renascença, o especialista explica que ao contrário do que era planeado, o gasoduto não passa pelos Pirinéus - um trajeto que tinha "dificuldades de natureza ambiental" - , mas vai passar num tubo subaquático que ligará Barcelona a Marselha.

"É um tubo que vai levar moléculas de energia de um sítio para o outro. Seja betano, ou seja hidrogénio", refere.

Sampaio Nunes diz que, face a ideia original, só se sabe o que Portugal fica a ganhar com esta alteração dependendo do custo-benefício: "Nunca vamos exportar gás natural. Já se se provar que possamos ser competitivos na produção de hidrogénio verde, podemos vir a exportar. É uma questão da distância contra o custo mais barato da eletricidade para produzir hidrogénio".

"Um projeto submarino é sempre um projeto que é caro, dependendo da profundidade. Mas se a profundidade não for muito grande, pode ser mais barato estar a abrir canais em mar do que em terra. Isso só estudos é que o podem dizer", aponta.

O antigo diretor da Comissão Europeia das Energias Convencionais relembra também que Portugal já está ligado "através de um trajeto que não é direto" à rede espanhola e não será por aí que o orçamento derrapa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+