Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Declarações polémicas

Maior parte do mundo é uma "selva", diz Josep Borrell, comparando Europa com jardim

16 out, 2022 - 10:24 • Pedro Mesquita

Discurso foi feito na inauguração de um programa universitário projetado para criar a próxima geração de diplomatas europeus.

A+ / A-

As declarações do alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança estão a gerar polémica. Josep Borrell disse que a maior parte do mundo é uma “selva”, comparando com o “jardim” que é a Europa.

Borrell fez um discurso na inauguração de um programa universitário projetado para criar a próxima geração de diplomatas europeus.

Dirigindo-se a um grupo de estudantes do Colégio da Europa em Bruges, na quinta-feira, comparou a UE a um “jardim” que tem a melhor combinação de “liberdade política, prosperidade econômica e coesão social” alguma vez conhecida pela humanidade – e que deve ser protegido da “selva” exterior.

“O resto do mundo não é exatamente um jardim... é uma selva… que pode invadir o jardim. Os jardineiros devem tomar conta do jardim, mas não irão conseguir proteger o jardim criando muros”, considerando que os europeus têm que estar “muito mais envolvidos” com o resto do mundo e fazer um bom uso de seu “privilégio”.

Esta não foi a primeira vez que Borrell compara a UE a um belo e arrumado jardim cercado por uma selva caótica e sem lei. Em março, ele disse ao jornal espanhol El Mundo que “se não queremos que a selva coma nosso jardim, temos que acordar”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+