Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

Brasil e seus dois maridos. O que está em jogo nas presidenciais

26 set, 2022 - 10:18 • Maria João Costa

A uma semana da ida às urnas no Brasil, num plebiscito que opõe o antigo Presidente Lula da Silva ao atual chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, a Renascença tira a temperatura ao eleitorado junto de escritores, candidatos e eleitores.

A+ / A-
Reportagem Brasil e seus dois maridos eleições em outubro da jornalista Maria João Costa
Clique na imagem para ouvir a reportagem "Brasil e seus dois maridos". Fotomontagem: Rodrigo Machado/RR

O Brasil vai a votos a 2 de outubro e, pela primeira vez na História do país, os dois candidatos que lideram as preferências do eleitorado já exerceram o cargo presidencial.

Lula da Silva e Jair Bolsonaro confrontam-se numa campanha que divide o país. Com a pobreza extrema a aumentar, e cerca de 33 milhões de brasileiros a viverem em situação de fome, os analistas apontam que está em jogo o futuro da democracia no Brasil.

O que dizem os brasileiros nas ruas? Como olham as eleições escritores como o biógrafo do Brasil Laurentino Gomes ou a prémio Saramago Andrea del Fuego? O que pensa sobre o futuro do Brasil a candidata Simone Tebet, que representa a chamada terceira via?

São perguntas cuja resposta está nesta reportagem, da jornalista Maria João Costa, com sonorização de André Peralta, que lhe dá um fresco sobre a atual situação do país, a uma semana das presidenciais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dora Roxo
    26 set, 2022 Vila Nova de Gaia 12:42
    Grande reportagem da RR sobre a eleição presidencial no Brasil!! 99% dos entrevistados são pro Lula. E a insenção onde anda?

Destaques V+