Tempo
|
A+ / A-

Putin chama militares na reserva e russos esgotam voos para sair do país

21 set, 2022 - 17:15 • Rosário Silva , com agências

O Presidente russo anunciou a mobilização de 300 mil militares na reserva para combater na Ucrânia.

A+ / A-

Os voos para sair da Rússia estão em vias de esgotar, depois de o Presidente Vladimir Putin ter anunciado, esta quarta-feira, a mobilização de 300 mil militares na reserva para defender o país na guerra contra a Ucrânia.

O anúncio gerou apreensão e medo, sobretudo junto dos homens aptos para o serviço militar que temem não conseguir autorização para sair do país, apesar do Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, ter assegurado que ficam de fora, estudantes e soldados que já foram recrutados.

Ainda assim, apesar de algumas informações contraditórias, uma das primeiras reações da população foi a procura de voos para fora da Rússia, o que fez também disparar os preços das viagens.

De qualquer forma, parece certo que os voos diretos de Moscovo para países que não necessitam de visto para entrar, incluindo a Turquia, Azerbaijão e Arménia, esgotaram pelo menos até sexta-feira, de acordo com a RBC russa.

As agências internacionais adiantam que, por exemplo, no site da Turkish Airlines, os voos diretos de Moscovo para Istambul estão esgotados, pelo menos, até dia 23.

Se o bilhete for, entretanto, para o voo de quatro horas e meia, do próximo sábado, os russos vão ter que pagar “173 mil rublos, o equivalente a 2.870 euros”. Antes do anúncio de Putin, “um bilhete de ida custava cerca de 350 euros”.

“Não é bluff”. Putin ameaça atacar com armas de destruição
“Não é bluff”. Putin ameaça atacar com armas de destruição

O decreto de Putin estipula que o número de pessoas convocadas para o serviço militar ativo será determinado pelo Ministério da Defesa, com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, a dizer, em entrevista televisiva, que “300 mil reservistas com experiência relevante de combate e serviço serão inicialmente mobilizados”.

A Rússia tem assistido a um acentuado êxodo de cidadãos desde que Putin ordenou que o exército invadisse a Ucrânia, há quase sete meses.

No discurso que esta quarta-feira de manhã proferiu ao país, em que anunciou uma mobilização parcial dos reservistas, o Presidente russo também fez uma ameaça nuclear velada aos inimigos russos do Ocidente.

Há relatos de pânico a espalhar-se entre os russos, a avaliar pelas redes sociais, com os grupos antiguerra a denunciarem, precisamente, que o reduzido número de bilhetes de avião para fora da Rússia atingiu preços muito elevados devido ao aumento da procura.

Alguns ‘posts’ nas redes sociais davam já conta de casos de pessoas que tinham sido mandadas para trás na fronteira terrestre da Rússia com a Geórgia e que o ‘site’ da internet da companhia ferroviária estatal do país, foi abaixo pelo facto de demasiadas pessoas estavam a tentar aceder-lhe.

Numa aparente tentativa para reduzir o “pânico”, o dirigente da comissão de defesa da câmara baixa do parlamento russo, Andrei Kartapolov, indicou que as autoridades “não imporiam mais restrições a reservistas que quisessem sair do país”, segundo a comunicação social russa.

Um grupo sediado na Sérvia, denominado “Russos, Bielorrussos, Ucranianos e Sérvios Juntos Contra a Guerra”, escreveu na rede social Twitter, que já não havia voos disponíveis para Belgrado, com partida da Rússia, até meados de outubro.

A capital da Sérvia, Belgrado, recorde-se, tornou-se um destino popular para cidadãos russos durante a guerra. Estima-se que mais de 50 mil pessoas fugiram para a Sérvia desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e muitos abriram, inclusive, negócios, especialmente no setor das tecnologias de informação.

Os cidadãos russos não precisam de visto para entrar na Sérvia, que é o único país europeu que não se juntou às sanções ocidentais impostas à Rússia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    22 set, 2022 Funchal 11:34
    Aconteceu com os nossos jovens, nos tempos da guerra ultramarina...emigraram à força. Uma tristeza de regimes!
  • Cidadao
    21 set, 2022 Lisboa 17:38
    Calma, Russos! Mesmo que não consigam fugir da Rússia, os Ucranianos não são selvagens como alguns do vosso exército. Se não conseguirem fugir para outro País, uma vez mobilizados para a guerra na Ucrânia, a única coisa que têm de fazer é desertar e entregarem-se com o vosso equipamento militar, ao exército ucraniano. Este, respeita a convenção de Genebra e sereis aquartelados, e repatriados no fim da guerra ou após a queda de Putin. Agora se começarem aos tiros contra a Ucrãnia ... Guerra, é guerra, certo? Para bom entendedor...

Destaques V+