Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líderes mundiais fazem minuto de silêncio por vítimas do atentado de Nice

15 jul, 2016 - 08:28

Sucedem-se as reacções ao atentado de Nice. Mais recente balanço aponta para 84 mortos e cerca de 100 feridos.

A+ / A-

Os líderes mundiais reunidos na cimeira Europa-Ásia (ASEM) que se realiza na Mongólia fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado de quinta-feira à noite, em Nice. Esta é uma das muitas expressões de pesar que têm surgido a nível internacional.

A chefe do Governo da Alemanha, Angela Merkel, foi uma das individualidades que já expressou solidariedade com a França na luta contra o terrorismo, após o atentado.

"A Alemanha está ao lado da França na luta contra o terrorismo", afirmou Merkel, à margem da cimeira. "As palavras são insuficientes para dizer aquilo que nos une aos nossos amigos franceses".

A chanceler referiu ainda a "estupefacção" com que recebeu a notícia do atentado. Também o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank Walter Steinmeier, expressou solidariedade com França.

"Estamos com as vítimas, com os aqueles que lhes são próximos e com todo o povo francês. Estamos de luto com a França e vamos manter-nos a seu lado nestes momentos difíceis", acrescentou, em Berlim.

Também o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, condenou o "atentado execrável" de Nice e a Itália anunciou o reforço dos controlos fronteiriços.

"Controlos reforçados em todos os três acessos terrestres e no ferroviário em #Ventimiglia. Os nossos corpos de segurança estão no terreno", escreveu o ministro Angelino Alfano, no Twitter.

Foi também no Twitter que o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, apresentou as suas condolências ao povo francês.

O atentado em Nice, sul de França, na quinta-feira à noite, fez pelo menos 84 mortos e 18 feridos continuam em estado considerado crítico, segundo o balanço mais recente do Governo francês.

Um homem lançou um camião sobre uma multidão na avenida marginal da cidade de Nice, a Promenade des Anglais, que na quinta-feira assistia a um fogo-de-artifício para celebrar o dia nacional de França.

As autoridades francesas consideram estar perante um atentado terrorista e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.

A autoria do ataque ainda não foi reivindicada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Redolfo
    15 jul, 2016 Lisboa 09:43
    Minutos de silênco, flores, condolências, velas , o que adianta? Os politicos que passem a acção para proteger as populações, pois esta é uma situação que eles próprios criaram.
  • Leo
    15 jul, 2016 Leo 08:45
    Estais a fazer um minuto de silêncio? É essa a vossa resposta ao terrorismo? Pois, já me esquecia, estais na Mongólia! Aí tendes que piar mais fininho, ou ainda "perdeis a cabeça"!

Destaques V+