Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa recorda Mikhail Gorbachev com "gratidão"

31 ago, 2022 - 17:57 • Ricardo Vieira

Francisco envia mensagem de pesar pela morte do antigo Presidente da União Soviética.

A+ / A-

O Papa Francisco recorda com “gratidão” Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, que morreu na terça-feira aos 91 anos.

O Sumo Pontífice enviou uma mensagem de condolências à família Gorbachev, o político que marcou uma era da História, ao acabar com a Guerra Fria e ajudando a derrubar o Muro de Berlim.

“Recordar com gratidão o seu compromisso de longo prazo com a concórdia e a irmandade entre os povos, bem como para o progresso do seu país numa era de importantes mudanças”, refere o Papa Francisco.

Na mensagem por ocasião da morte do último líder da URSS, Francisco manifesta a sua proximidade espiritual à família “neste momento de dor”.

Mikhail Gorbachev, o último presidente soviético
Mikhail Gorbachev, o último presidente soviético

Mikhail Gorbachev morreu na terça-feira, aos 91 anos, adiantaram as agências de notícias russas Tass, RIA Novosti e Interfax, que citaram o Hospital Clínico Central de Moscovo.

O gabinete de Gorbachev havia dito que o ex-chefe de Estado estava em tratamento no hospital, mas, até ao momento, não foram fornecidos mais pormenores.

Como último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev travou uma batalha perdida para salvar um império fragilizado, mas produziu reformas extraordinárias que levaram ao fim da Guerra Fria.

O antigo secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), entre 1985 e 1991, desencadeou uma série de mudanças que resultaram no colapso do Estado soviético autoritário, na libertação das nações do Leste Europeu do domínio russo e no fim de décadas de confronto nuclear Leste-Oeste.

A Tass informou que o ex-chefe de Estado vai ser enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscovo, ao lado da sua mulher.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+