Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições gerais

Angola. João Lourenço apela à união no discurso da vitória "inequívoca"

29 ago, 2022 - 16:41 • Ricardo Vieira

Eleições foram "justas, livres e transparentes", declarou o Presidente reeleito de Angola. João Lourenço garante que ouviu os "anseios do povo e da juventude".

A+ / A-

O Presidente reeleito de Angola apela à unidade. No seu discurso de vitória nas eleições gerais, João Lourenço disse que ouviu "os anseios do povo e da juventude" num escrutínio em que o MPLA perdeu na capital Luanda.

O cabeça de lista do MPLA, partido no poder há 45 anos, considera que venceu "de forma inequívoca" umas eleições que foram "justas, livres e transparentes", elogiando o "civismo e espírito democrático" da população.

"Temos legitimidade de governar sozinhos, não temos necessidade de fazer nenhuma gerigonça", declarou.

Depois de a UNITA ter contestado os resultados provisórios, João Lourenço apelou à unidade depois das eleições: "vamos unir-nos num novo esforço de patriotismo”.

João Lourenço garante que será “o Presidente de todos os angolanos” e sublinha que este "é o momento de continuar a executar as reformas”.

O MPLA venceu as eleições gerais em Angola com 51,17% e o Presidente João Lourenço foi reeleito, indicam os resultados finais anunciados esta segunda-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A UNITA, que na semana passada contestou os resultados provisórios, ficou em segundo lugar, com 43,95% e 90 deputados, obtendo um total de 2.756.786 de votos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+