Tempo
|
A+ / A-

MPLA vence com 51,17%. Resultados finais das eleições em Angola

29 ago, 2022 - 15:04 • Ricardo Vieira

Resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições. A UNITA, que na semana passada contestou os resultados provisórios, ficou em segundo lugar, com 43,95%.

A+ / A-

O MPLA venceu as eleições gerais em Angola com 51,17% e o Presidente João Lourenço foi reeleito, indicam os resultados finais anunciados esta segunda-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O partido que está no poder há 45 anos conseguiu eleger uma maioria de 124 deputados para a Assembleia Nacional, com um total de 3.209.429 votos.

A UNITA, que na semana passada contestou os resultados provisórios, ficou em segundo lugar, com 43,95% e 90 deputados, obtendo um total de 2.756.786 de votos.

O Partido da Renovação Social (PRS) é a terceira força política. Conquista 1,14% dos votos e elege dois deputados.

Em quarto lugar surge a FNLA, com 1,06% e dois assentos na Assembleia Nacional, seguida do PHA, 1,02% e dois deputados. A Casa-CE não conseguiu qualquer mandato.

Nas eleições gerais de 24 de agosto em Angola a taxa de abstenção foi de 55,18%, ou seja, não votaram quase oito milhões de eleitores inscritos nos cadernos eleitorais.

Relativamente aos votos reclamados pelos vários partidos, 2.939 foram para a UNITA e 4.364 votos para a MPLA.

De acordo com os resultados finais, João Lourenço, cabeça de lista do MPLA, é reeleito presidente de Angola e terá como vice-presidente Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+