Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França

Marine Le Pen promete oposição a Macron "firme" e "sem conluio"

19 jun, 2022 - 20:27 • Lusa

A líder da extrema-direita francesa alcançou, este domingo, o melhor resultado de sempre do seu partido, a União Nacional.

A+ / A-

A líder do partido União Nacional, Marine Le Pen, prometeu, este domingo, uma oposição "firme" e "sem conluio", mas "responsável e respeitosa" das instituições, após os resultados provisórios das legislativas apontarem para um reforço substancial de deputados.

"É de longe o [resultado] mais numeroso da história da nossa família política", sustentou Le Pen, em Hénin-Beaumont (Pas-de-Calais), na primeira reação aos resultados da segunda volta das eleições legislativas francesas.

Referindo-se ao reforço acentuado do número de deputados do Rassemblement National (União Nacional, RN) que poderá chegar aos 100 - face aos atuais oito assentos na Assembleia nacional -, a líder da extrema-direita francesa prometeu que o partido vai fazer uma oposição "firme" e "sem conluio".

O partido liderado por Marine Le Pen é o "herdeiro" da Frente Nacional, liderado pelo seu pai, Jean-Maria Le Pen, que em 1986 conquistou 35 deputados, quando os assentos se repartiam por representação proporcional.

A União Nacional ultrapassa largamente essa cifra, este domingo, uma vez que as primeiras projeções apontam para um máximo de 100 deputados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+