Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

União Europeia

Comissão Europeia aprova pedido de adesão da Ucrânia

17 jun, 2022 - 12:04 • Lusa, com redação

Bruxelas emitiu um parecer semelhante para a Moldova, enquanto para a Geórgia entende serem necessários mais passos.

A+ / A-

Ao 114.º dia de guerra, a Comissão Europeia recomendou hoje ao Conselho que seja concedido à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia (UE), emitindo parecer semelhante para a Moldova, enquanto para a Geórgia entende serem necessários mais passos.

Relativamente às candidaturas da Ucrânia e da Moldova, o executivo comunitário entende que lhes deve ser concedido o estatuto de países candidatos à adesão "no pressuposto de que serão tomadas medidas numa série de áreas", enquanto relativamente à Geórgia propõe que lhe seja dada a "perspetiva" de se tornar membro, mas a concessão do estatuto de candidato apenas depois de "abordadas várias prioridades".

"Temos uma mensagem clara, que é: sim, a Ucrânia merece a perspetiva europeia, e sim, a Ucrânia deve ser acolhida como país candidato", anunciou em Bruxelas a presidente da Comissão Europeia.

Ursula von der Leyen acrescentou que "todo o processo é baseado nos méritos", pelo que cabe agora à Ucrânia proceder a todas as reformas necessárias para cumprir os requisitos para a adesão.

As recomendações do executivo comunitário, adotadas numa reunião do colégio e apresentadas em Bruxelas por Von der Leyen e pelo comissário do Alargamento, Olivér Várhelyi, serão discutidas pelos chefes de Estado e de Governo dos 27 já na próxima semana, num Conselho Europeu agendado para 23 e 24 de junho, na capital belga.

O Governo ucraniano espera um resultado positivo no Conselho Europeu face à recomendação da Comissão Europeia a favor da Ucrânia como país candidato da União.

Numa publicação na rede social Twitter, Volodymyr Zelenskiy toma nota da posição de Bruxelas que considera ser o primeiro passo no caminho para a pertença à União Europeia.

A luz verde da Comissão Europeia acontece um dia depois da visita à Ucrânia do Presidente francês, Emmanuel Macron; do chanceler alemão, Olaf Scholz, e do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi.

Emmanuel Macron disse, durante uma breve visita a Irpin, nos arredores de Kiev, que a Ucrânia "deve ser capaz de resistir e de vencer" e garantiu que a França está do lado dos ucranianos "sem ambiguidades".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+