Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Rússia anuncia controlo da cidade de Mariupol

21 abr, 2022 - 08:35 • Olímpia Mairos

Putin elogia "libertação bem-sucedida", contudo, esta informação ainda não foi confirmada por Kiev.

A+ / A-

O ministro de Defesa russo revelou que os militares já controlam a cidade de Mariupol. A informação é avançada pela Reuters, que cita a agência russa Interfax.

A única exceção é a fábrica Azovstal, onde estarão civis e militares. Segundo Moscovo, foram retirados 142.000 civis da cidade e 1.478 soldados ucranianos já se renderam, mas ainda existem 2.000 soldados dentro da siderurgia.

Citado pela mesma agência de notícias, Putin elogia "libertação bem-sucedida" de Mariupol e ordena "cerco" em vez de "assalto" ao complexo industrial da cidade.

Putin reiterou que as vidas de quem está dentro do edifício estão garantidas se se renderem. E felicitou Shoigu pela tomada da cidade portuária. "O trabalho final de libertar Mariupol é um sucesso", disse Vladimir Putin ao ministro da Defesa.

Estas informações ainda não foram confirmadas nem negadas pelo lado ucraniano.

Retirada de civis esta quinta-feira

De acordo com a vice-primeira-ministra da Ucrânia, a retirada de residentes de Mariupol deve prosseguir esta quinta-feira. “A situação de segurança é difícil. As coisas podem mudar”, lembrou Iryna Vereshchuk.

“Há agora cerca de 1.000 civis e 500 soldados feridos. Todos precisam de ser retirados da Azovstal hoje”, assinalou a governante no seu canal de Telegram, acrescentando um apelo aos líderes mundiais e à comunidade internacional para que “concentrem os seus esforços na Azovstal” nesta altura.

Entretanto, já foi confirmado um "corredor verde" até às 16h00 desta quinta-feira para a retirada de civis.

A retirada será realizada por seis ambulâncias e dez autocarros municipais, que estarão assinalados com uma bandeira branca. A evacuação da cidade contará com a colaboração da Cruz Vermelha.

Entretanto, a Kiev já chegou o primeiro-ministro espanhol para se encontrar com o Presidente da Ucrânia, avança a imprensa espanhola.

Segundo o jornal La Vanguardia, Pedro Sánchez viajou para a Ucrânia com a primera-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen.

O Presidente da Ucrânia fala esta quinta-feira à Assembleia da República. A cerimónia conta com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro e com a ausência do PCP.

A cerimónia começa às 17h00, com o novo Presidente da Assembleia da República a receber as outras duas principais figuras do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.

O discurso do Presidente da Ucrânia vai ser transmitido, em direto a partir da Ucrânia, e projetado nos vários ecrãs gigantes que foram instalados no Parlamento para o efeito. A intervenção de Zelenskiy não deve ter mais de 15 minutos e deve ser feita em ucraniano. E já que acontece em tempo real, haverá um tradutor a partir da Ucrânia que vai dobrar o presidente, em direto, para português.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+