Tempo
|
A+ / A-

​Renascença na Ucrânia. Putin ordena cerco total ao batalhão Azov

21 abr, 2022 - 19:45 • José Pedro Frazão, enviado especial à Ucrânia

A autarca de Mariupol diz que há 100 mil civis em Mariupol, alvo do cerco mais duro desde o início da guerra na Ucrânia.

A+ / A-
​Putin ordena cerco total ao batalhão Azov - relato de José Pedro Frazão
Ouça aqui o relato de José Pedro Frazão, enviado especial à Ucrânia

O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou um cerco total ao complexo industrial de Azovstal, e, Mariupol, para garantir que nenhum soldado ucraniano do Batalhão Azov consiga escapar.

A Rússia anunciou esta quinta-feira que controla a cidade de Mariupol, à exceção da bolsa de resistência em Azovstal, onde estão ainda entre 300 a mil pessoas, entre militares e civis.

A autarca de Mariupol diz que há 100 mil civis em Mariupol, alvo do cerco mais duro desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro.

Vinte mil pessoas morreram e 40 mil foram deportadas à força para territórios ocupados em Donetsk ou para a Rússia, indicou a mesma fonte.

Em relação aos corredores humanitários, apenas 80 pessoas foram retiradas na quarta-feira, em quatro autocarros, e algumas terão mesmo voltado para trás na sequência de combates.

Esta quinta-feira, terá sido feita uma nova tentativa para retirar civis. Não existe informação sobre se foi bem-sucedida.

Entretanto, terá sido encontrada uma vala comum, com cerca de 30 metros de comprimento, nos arredores de Mariupol, indicam fontes ucranianas.


Zelenskiy lembra 25 de Abril. “Sabem perfeitamente o que estamos a sentir”
Zelenskiy lembra 25 de Abril. “Sabem perfeitamente o que estamos a sentir”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+