Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia admite trégua para rendição de tropas ucranianas em Azovstal

22 abr, 2022 - 15:43 • Lusa

Os civis que saírem, garantiu Moscovo, terão a opção de se juntar a territórios sob controlo ucraniano ou russo e os soldados ucranianos serão bem tratados, refere o Ministério da Defesa.

A+ / A-

A Rússia assegurou hoje estar pronta para observar "a qualquer momento" uma trégua no complexo siderúrgico Azovstal, o último reduto da resistência das forças ucranianas de Mariupol, para permitir a saída civis e a rendição de combatentes.

"O ponto de partida desta pausa humanitária será o levantamento pelas formações armadas ucranianas de bandeiras brancas na totalidade ou numa parte de Azovstal", disse o Ministério da Defesa russo em comunicado.

Os civis que saírem, garantiu Moscovo, terão a opção de se juntar a territórios sob controlo ucraniano ou russo e os soldados ucranianos serão bem tratados e os feridos socorridos.

"Esta iniciativa humanitária por parte da Federação Russa é válida 24 horas por dia", disse o ministério, acrescentando que "autocarros e automóveis", bem como ambulâncias, estão permanentemente disponíveis e prontos "para transportar pessoas".

O ministério adiantou que transmitiu esta proposta à vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchuk, à ONU, à OSCE e ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e que a mensagem também será transmitida a cada 30 minutos "em todos os canais de rádio para os combatentes ucranianos em Azovstal".

O Presidente russo, Vladimir Putin, reivindicou na quinta-feira a conquista, após quase dois meses de terríveis combates, da cidade portuária estratégica de Mariupol, embora o complexo industrial de Azovstal ainda esteja sob controlo ucraniano.

Em vez de um ataque para invadir este gigantesco e parcialmente subterrâneo espaço, ordenou que o mesmo fosse sitiado numa tentativa de forçar os seus defensores a renderem-se.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, desencadeando uma guerra em que já morreram mais de 2.000 civis, segundo a ONU, que admite que o número pode ser muito mais elevado.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    22 abr, 2022 Lisboa 15:56
    Tão humanos que eles são. Ou será que a perspectiva de enfrentarem um luta de morte, metro após metro, os chateia um bocado? É que os Ucranianos fiam-se tanto nas promessas dos russos, que nem uma rua sem transito atravessavam ao lado deles, e sabem que os que se renderem, ou "desaparecem", ou são levados como reféns para a Rússia onde entre outras coisas, vão ser exibidos como troféus, na tal parada que os Ivans estão a planear para celebrar a vitória sobre o Hitler.

Destaques V+