Tempo
|
A+ / A-

Putin admite gestão russa para ativos de empresas estrangeiras

11 mar, 2022 - 08:15 • Olímpia Mairos , com agências

Uma medida que segundo o Presidente russo visa fazer “face àqueles que vão fechar as suas fábricas de produção”.

A+ / A-

A Rússia admite apreender os ativos de empresas ocidentais que suspenderam as operações no país.

O Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma reunião governamental, citado pelas agências russas, sublinhou a necessidade de ação “face àqueles que vão fechar as suas fábricas de produção”.

“Temos de agir decisivamente. (...) Teremos que introduzir a gestão externa e depois transferir estas empresas para aqueles que querem trabalhar. Há instrumentos legais suficientes, instrumentos de mercado”, disse Putin.

O Presidente russo explicou que a Rússia não se vai “fechar a ninguém”, garantindo que está aberta a trabalhar com todos os parceiros estrangeiros que assim o desejem.

“Os direitos dos investidores e colegas estrangeiros que permanecem e trabalham na Rússia devem ser protegidos de forma fiável”, defendeu.

Centenas de empresas estrangeiras de bens e serviços, em muitos setores, anunciaram a saída ou cessação das operações na Rússia desde o início da ofensiva contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro.

As sanções impostas à Rússia atingiram a maior parte do setor financeiro do país, incluindo o seu banco central, destruíram a moeda russa e provavelmente desencadearão um enorme aumento da dívida soberana e uma profunda recessão.

“Se continuar assim, terá graves consequências (...) para o setor alimentar como um todo. O aumento da inflação será inevitável”, afirmou Putin.

“Sobre os países que estão a tomar medidas hostis em relação ao nosso país e à nossa economia, sabemos muito bem que estão a pedir aos vossos cidadãos para apertarem os cintos, para se vestirem mais quentes. E falam das sanções que nos estão a impor como a razão da deterioração da vossa situação", acusou, reforçando que a Rússia está “a cumprir todas as obrigações no domínio do fornecimento de energia”.

Putin manifestou ainda confiança de que a Rússia conseguirá ultrapassar as dificuldades criadas pelas sanções ocidentais com a ajuda de países que não as apoiam.

Mas o Fundo Monetário Internacional já admitiu a possibilidade de a Rússia entrar em bancarrota devido às sanções económicas impostas pela invasão da Ucrânia e alertou que a economia russa está a contrair e a entrar em recessão. "A falência da Rússia não é mais um acontecimento improvável", disse a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, num encontro online com jornalistas sobre as implicações financeiras da guerra na Ucrânia.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 mar, 2022 Lisboa 11:39
    É confiscar todas as propriedades, empresas, ativos financeiros que a Rússia tem cá no Ocidente. E claro, deixar de comprar gás, petróleo, carvão e afins. à Rússia. Eles que façam negócios com sirias, Coreias do Norte, Cubas, e afins, a ver quanto tempo duram. Estou a esquecer a India e a China? Esses, fazem negócios com quem lhes paga, e neste momento, as compras do Ocidente são mais elevadas que as da Rússia. E dentro em breve, vão ser MUITO mais elevadas, à medida que a Rússia começar a sentir a falta dos milhares de milhões a entrar, só na venda de combustíveis. Se tiverem de escolher, quem acham que vão escolher? Quem compra e paga à séria, ou semi-falidos?

Destaques V+