Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o homem que recebeu um coração de porco

09 mar, 2022 - 15:27

David Bennett tinha sido submetido à operação cirúrgica inovadora há dois meses.

A+ / A-

Morreu a a primeira pessoa a receber um transplante de um coração de porco geneticamente modificado, foi esta quarta-feira anunciado.

David Bennett, de 57 anos, tinha sido submetido à operação cirúrgica inovadora há dois meses, nos Estados Unidos.

O estado de saúde começou a deteriorar-se há alguns dias e David Bennett acabou por falecer na terça-feira, avançam os médicos que o acompanhavam, citados pela BBC.

O paciente aceitou realizar a intervenção cirúrgica, realizada a 7 de janeiro, porque sofria de um problema cardíaco terminal e aguardava há meses que chegasse a sua vez na lista de transplantes.

A operação inédita foi realizada por uma equipa de cirurgiões da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland e era considerada um "tiro no escuro".

Os médicos receberam uma autorização especial para realizar a intervenção cirúrgica.

O transplante foi autorizado pelo regulador norte-americano, a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), ao abrigo de uma autorização de emergência, quando não há outra opção de sobrevivência.

“Esta foi uma cirurgia revolucionária e deixa-nos a um passo de resolver a crise de escassez de órgãos", disse na altura Bartley Griffith, que transplantou o coração do porco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+