Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Transplante inédito. Homem recebe coração de porco nos Estados Unidos

11 jan, 2022 - 08:40 • Olímpia Mairos

Operação foi realizada na sexta-feira e demonstrou que o coração de um animal pode continuar a bater como um coração nos humanos.

A+ / A-

Uma equipa de cirurgiões americanos transplantou com sucesso o coração de um porco geneticamente modificado num homem de 57 anos, que sofria de graves problemas cardíacos e aguardava há meses que chegasse a sua vez na lista de transplantes.

A operação inédito foi realizado, por uma equipa de cirurgiões da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, na sexta-feira e, segundo a instituição, demonstrou pela primeira vez que o coração de um animal pode continuar a bater como um coração nos humanos sem rejeição imediata do corpo.

O transplante foi autorizado pelo regulador norte-americano, a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), ao abrigo de uma autorização de emergência, quando não há outra opção de sobrevivência.

“Esta foi uma cirurgia revolucionária e deixa-nos a um passo de resolver a crise de escassez de órgãos", disse Bartley Griffith, que transplantou o coração do porco, em declarações citadas pela Agência France Press.

O paciente, David Bennett, de 57 anos, que não tinha condições para receber um coração humano, está sob vigilância médica e será "cuidadosamente monitorizado" nas próximas semanas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+