Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Ucrânia. Segundo grupo de portugueses a caminho da Polónia

25 fev, 2022 - 10:06 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

Governo aconselha os portugueses que consigam sair da Ucrânia, pelos seus próprios meios, a seguirem para a Polónia e para a Roménia.

A+ / A-

Está a caminho da Polónia um segundo grupo de portugueses e luso-ucranianos que pediu ajuda à embaixada para sair de Kiev.

Ao que a Renascença apurou são algumas dezenas. Já na quinta-feira um grupo semelhante tinha abandonado o país com o mesmo destino e também com o apoio de Portugal.

O Governo aconselha os portugueses que consigam sair da Ucrânia, pelos seus próprios meios, a seguirem para a Polónia e para a Roménia.

Fonte do Executivo disse que as embaixadas estão preparadas para acolher todos os que ali cheguem e que depois serão transportados de avião para Portugal.

A mesma fonte indica que o Governo recebeu vários pedidos de ajuda, de pessoas que querem sair da Ucrânia, portugueses, luso descendentes e também de outras nacionalidades.

O presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, disse ontem à Renascença que, logo após o início da guerra na Ucrânia, foi contactado por cerca de 40 pessoas de Lisboa que queriam trazer as suas famílias ucranianas para o nosso país.

Ou seja, já ontem havia cidadãos ucranianos a caminho de solo nacional.

O representante não conseguiu precisar o número de pessoas que pretendem vir para Portugal, onde já têm família, mas indicou que a maioria são idosos e crianças.

A Embaixada de Portugal em Kiev está a aconselhar os cidadãos portugueses a saírem da Ucrânia pela fronteira terrestre com território da União Europeia.

"Aconselhamos os cidadãos portugueses a que saiam da Ucrânia através das fronteiras terrestres com a União Europeia, preferencialmente na direção da Polónia e da Roménia." Devem levar água, comida e agasalhos.

A missão portuguesa tem contactos de emergência e um ponto de encontro para quem quiser ajuda diplomática.

Local 1: Rivne

Morada: FAPOMED - Vulytsya Ostroz’koho 46, Hoshcha 35400, RIVNE

COORDENADAS: 50°36'40.2"N 26°40'40.4"E

Local 2: Khmelnytskyi

Morada: HOTEL TAMERLAN - Estrada Nizhnia Bierieghova 2, Khmelnytskyi, 29000, Ucrânia

COORDENADAS: 49°26'23.3"N 26°58'16.9"E

Os telefones alternativos de contacto para emergência/evacuação são: +380 981 769 334 e +881 632 560 794.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+