Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Haiti

Enviado dos EUA ao Haiti demite-se em protesto contra deportações

23 set, 2021 - 18:24 • Filipe d'Avillez

O escândalo já chegou ao interior do Partido Democrata com várias figuras a apelar a Joe Biden que a Administração conceda asilo aos emigrantes.

A+ / A-

O enviado especial dos Estados Unidos para o Haiti demitiu-se esta quinta-feira em protesto contra as deportações de cidadãos haitianos, que considerou serem “inumanas”.

Numa carta de resignação que se tornou pública o diplomata Daniel Foote disse que o Haiti, que recentemente voltou a sofrer um sismo desastroso, é um “estado colapsado” que simplesmente não pode suportar “a infusão forçada de milhares de migrantes retornados, sem comida, abrigo nem dinheiro, sem que isso se traduza numa tragédia humana”, que de resto é evitável.

Foote refere-se à onda de deportação em massa de cerca de 13 mil emigrantes clandestinos do Haiti que estavam a viver num campo no Texas, debaixo de uma ponte, aguentando temperaturas perto dos 40ºC enquanto as autoridades revelam dificuldades em fornecer-lhes comida e água.

A situação dos imigrantes e a forma como têm sido tratados tem escandalizado a opinião pública. As imagens recentemente divulgadas de guardas fronteiriços, a cavalo, aparentemente a tentar empurrar para o Rio Grande um grupo de homens que estavam a tentar atravessar do México para os Estados Unidos, já foi comparada a cenas próprias do tempo da escravatura.

O escândalo já chegou ao interior do Partido Democrata com várias figuras a apelar a Joe Biden que a Administração conceda asilo aos emigrantes.

Na sua carta Daniel Foote disse que o que era importante era fornecer assistência imediata aos haitianos. “O que os nossos amigos haitianos querem na verdade, e precisam, é de uma oportunidade para desbravar o seu próprio caminho, sem fantochadas internacionais e candidatos preferidos, mas com apoio genuíno”.

Um representante da Administração respondeu, agradecendo o serviço prestado pelo diplomata mas criticando-o ao mesmo tempo.

“É uma pena que, em vez de participar num processo político com vista a encontrar soluções, o enviado especial se tenha demitido e optado por caracterizar erradamente as circunstâncias”, disse um porta-voz do Departamento do Estado.

Para além dos 13 mil haitianos que vivem em condições deploráveis no Texas há ainda pelo menos 19 mil que, segundo a BBC, estão na Colômbia a tentar chegar ao Panamá para poderem então viajar até território americano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+