Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA atacam carro com "bombistas" após explosão de "rocket" em Cabul

29 ago, 2021 - 15:32 • Redação

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, avançou este domingo que só falta retirar do Afeganistão 300 cidadãos dos Estados Unidos.

A+ / A-

Os Estados Unidos realizaram este domingo um novo ataque seletivo contra um alvo do grupos terrorista Estado Islâmico, em Cabul.

Um drone alvejou uma viatura que transportava "vários bombistas suicidas", que se dirigiam para o aeroporto da capital do Afeganistão, avança fonte oficial norte-americana citada pela estação de televisão Al Jazeera.

Fonte dos talibãs, que tomaram a liderança no Afeganistão, também confirma que o alvo foi um veículo com alegados terroristas que queriam realizar um novo ataque contra o aeroporto.

A ameaça terá sido eliminada, de acordo com a mesma fonte.

A ação contra os terroristas do grupo ISIS-K aconteceu pouco depois de uma explosão numa zona residencial de Cabul, próxima do aeroporto.

Os jornalistas da AFP, que ouviram a deflagração, dizem que um míssil terá atingido uma casa num bairro perto do aeroporto.

Um chefe da polícia local, citado pelo site da Al Jazeera, avança que terá morrido uma criança.

O presidente do Estados Unidos avisou sábado ser "muito provável" um ataque contra o aeroporto de Cabul nas próximas 24 a 36 horas. "A situação no local continua extremamente perigosa e a ameaça de um ataque terrorista no aeroporto é muito grande", escreveu Joe Biden num comunicado depois de se reunir com seus conselheiros militares e de segurança.

O grupo do autoproclamado Estado Islâmico reivindicou o ataque de quinta-feira passada, que matou pelo menos 170 pessoas, entre as quais 13 soldados norte-americanos. Na resposta, os EUA mataram um dos cabecilhas.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, avançou este domingo que só falta retirar do Afeganistão 300 cidadãos dos Estados Unidos.

ISIS-K e a rivalidade com os talibãs. Quem é o grupo por detrás dos ataques a Cabul?
ISIS-K e a rivalidade com os talibãs. Quem é o grupo por detrás dos ataques a Cabul?
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+