Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Detidos Aung Suu Kyi e outros líderes civis do Myanmar

01 fev, 2021 - 00:00 • Filipe d'Avillez com Reuters

As detenções seguem-se a vários dias de tensão entre o Governo civil e as forças armadas.

A+ / A-

A líder do Myanmar e Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, foi detida este domingo – Segunda-feira, hora birmanesa – segundo um porta-voz do seu partido. Outros membros do partido também foram detidos em rusgas matinais.

A detenção surgiu depois de vários dias de tensão entre a estrutura militar e o Governo civil. Suu Kyi assumiu o poder no país depois de anos de ditadura militar, mas os generais mantiveram muita influência.

Recentemente houve eleições que os militares consideram terem sido fraudulentas.

O porta-voz da Liga Nacional para a Democracia, Myo Nyunt, disse à Reuters que o Presidente Win Myint e outros líderes tinham sido levados de madrugada.

“Quero pedir ao nosso povo para não responderem de forma irrefletida, e que ajam dentro da lei”, afirmou, dizendo que também espera vir a ser detido.

As linhas telefónicas para a capital administrativa Naypyitaw estavam cortadas, segundo a mesma agência, que tentou contactar um porta-voz do exército, que não respondeu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+