Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Covid-19. França reconhece ajuda de imigrantes com processo de cidadania acelerado

23 dez, 2020 - 13:48 • Filipe d'Avillez

Mais de 700 pessoas já receberam, ou estão prestes a receber, passaporte francês devido aos seus esforços na linha da frente do combate à Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


O Governo francês está a reconhecer o trabalho de milhares de imigrantes envolvidos na linha da frente do combate à pandemia com processos de cidadania acelerados.

Milhares de pessoas já se candidataram e 700 já receberam, ou estão prestes a receber, passaporte francês em reconhecimento do seu esforço.

Entre estes estão incluídos profissionais de saúde, de limpeza e trabalhadores de lojas, entre outros.

Em todo o mundo os trabalhadores da linha da frente têm estado mais expostos ao novo coronavírus com muitos a pagar com a vida e com a saúde o seu esforço.

A situação tem sido particularmente dura em França, que está entre os países mais duramente atingidos pela pandemia, com mais de dois milhões e meio de casos confirmados e perto de 62 mil mortes.

A iniciativa do Governo francês foi anunciada pela primeira vez em setembro e 74 pessoas já obtiveram o seu passaporte, evitando assim os usuais cinco anos de espera antes de poder dar início ao processo de cidadania. Outras 693 pessoas estão em vias de obter os seus documentos oficiais de cidadãos.

Para além destas mais de 700 pessoas há mais de duas mil que se candidataram. “São profissionais de saúde, empregadas de limpeza, educadores de infância e lojistas. Todos provaram o seu compromisso para com a nação e agora é a vez da República dar um passo na sua direção”, explicou a secretária de Estado para a Cidadania, Marlene Schiappa, na terça-feira, em declarações reproduzidas pela BBC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+