A+ / A-

Condenados dois dos responsáveis pela morte de migrantes vietnamitas num camião

21 dez, 2020 - 14:15 • Filipe d'Avillez

Os 39 migrantes foram encontrados em outubro do ano passado, num contentor refrigerado em Inglaterra. Os dois condenados ainda não foram sentenciados.

A+ / A-

Foram condenados esta segunda-feira dois dos principais responsáveis pela morte de 39 imigrantes vietnamitas, em outubro de 2019, em Inglaterra.

Os 39 imigrantes foram encontrados nas traseiras de um camião refrigerado em Essex.

Gheorghe Nica, de 43 anos, foi acusado de ser o principal organizador da rede de tráfico humano e Eamonn Harrison, de 24 anos, camionista, tinham contestado a acusação, mas foram condenados por homicídio. As sentenças só serão conhecidas mais tarde.

Outros dois suspeitos de envolvimento na rede já se tinham declarado culpados, elevando para quatro o total de condenações. Maurice Robinson, que estava a conduzir o camião na altura em que este foi intercetado e Ronan Hughes, um norte-irlandês de 40 anos, eram acusados de organizar o tráfico.

O incidente, que chocou o Reino Unido e a comunidade internacional, causou a morte de 31 homens e oito mulheres, todos do Vietname. Entre os mortos estavam dois jovens de 15 anos. Inicialmente foi noticiado que os imigrantes eram chineses, mas depois verificou-se que eram vietnamitas. O Vietname anunciou mais tarde a detenção de dez pessoas ligadas ao caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+