Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacina da AstraZeneca. Voluntário do ensaio teve uma inflamação na coluna

10 set, 2020 - 12:14 • Redação com agências

Farmacêutica espera saber, ainda antes do fim do ano, se a vacina que está a desenvolver protege eficazmente contra a Covid-19.

A+ / A-

A farmacêutica AstraZeneca revelou, esta quinta-feira, qual a reação adversa que levou à suspensão da última fase de testes da vacina, que está a ser desenvolvida com a Universidade de Oxford. O voluntário apresentou uma rara inflamção da coluna vertebral (mielite transversa).

A informação foi dada pelo diretor-geral da empresa. Segundo a agência Reuters, Pascal Soriot revelou que os dados vão ser entregues a um comité independente para análise, que irá comunicar à farmacêutica se os testes clínicos podem ser retomados.

Contudo, o mesmo responsável afirmou ainda que até ao fim do ano será possível saber se a vacina em desenvolvimento é de facto eficaz contra a Covid-19 desde que os ensaios clínicos sejam reiniciados brevemente.

Pascal Soriot lembrou ser normal a suspensão de testes durante o desenvolvimento de vacinas. “É muito comum, na verdade, e muitos especialistas também o dirão. Param, estudam, recomeçam.”

Não se sabe ainda quanto tempo vai durar a suspensão dos ensaios que estavam a ser feitos desde a fase 1 em 62 locais nos Estados Unidos. Brasil, África do Sul e Reino Unido, onde a reação adversa foi identificada, receberam ensaios das fases dois e três.

Os resultados preliminares das fases um e dois, publicados em julho, revelaram que cerca de 60% dos mil voluntários apresentaram efeitos secundários, embora todos tenham sido considerados ligeiros ou moderados. Na altura, os testes foram encarados como promissores no que diz respeito à segurança e à criação de imunidade, sendo que 90% dos participantes (entre os 18 e os 55 anos) desenvolveram anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2.

No dia 27 de agosto, a Comissão Europeia oficializou a compra de 300 milhões de doses. O investimento foi de 336 milhões de euros. Caso venha a ser bem sucedida, Portugal conta receber cerca de sete milhões de doses.

Vários laboratórios espalhados pelo mundo estão na corrida para desenvolver rapidamente uma vacina contra o novo coronavírus. Segundo o “London School of Hygiene & Tropical Medicine”,há 239 projetos e oito estão na fase de ensaios clínicos.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 900 mil mortos e infetou mais de 27,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o último balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    10 set, 2020 Funchal 14:56
    Nenhuma vacina é perfeita, mas para lá caminha. Esperamos.

Destaques V+