Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Harry e Meghan fora de cena? "Isso vai demorar tempo", avisa a Rainha

09 jan, 2020 - 08:47 • Marta Grosso com Reuters

Duques de Sussex anunciaram no Twitter que querem abdicar dos cargos reais e tornar-se financeiramente independentes. Palácio de Buckingham já reagiu.

A+ / A-

A Rainha não terá gostado do anúncio feito na quarta-feira pelo neto, príncipe Harry, e a mulher, Meghan Markle, e já avisou que “estes assuntos complicados demoram tempo”.

Em comunicado, o Palácio de Buckingham sublinha que as “conversações com os duques de Sussex encontram-se ainda numa fase inicial”.

Harry e Meghan anunciaram, pelo Instagram, que pretendem deixar os cargos de “membros seniores” da família real e dividir o seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte.

A Rainha responde que “compreende o desejo do casal para enveredar por uma abordagem diferente [daquilo que é a tradição], mas que isto são assuntos complicados que demoram tempo a serem tratados”.


De acordo com fonte da Casa Real britânica citada pela agência Reuters, a família real terá ficado magoada e desapontada com o anúncio dos duques de Sussex. A Rainha e o príncipe Carlos não terão sido consultados, pelo que a decisão os apanhou de surpresa, refere a mesma fonte.

Já entre o casal, segundo o ‘post’ divulgado nas redes sociais, o assunto terá sido alvo de reflexão e debate durante meses.

Harry e Meghan pretendem tornar-se financeiramente independentes, mas continuando a “honrar os seus deveres com a Rainha”. Querem ainda criar uma nova instituição de caridade e dividir o seu tempo entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

“Este equilíbrio geográfico vai-nos permitir criar o nosso filho com respeito pela tradição real, na qual ele nasceu”, escreve o casal.

Aquilo que o casal classifica de “emocionante próximo passo”, deixa os biógrafos reais e os especialistas em realeza com dúvidas. É isto uma "meia realeza"?

Há comentadores que fazem o paralelo com a crise de abdicação de Eduardo VIII, que abandonou o trono em 1936 para se casar com a divorciada americana Wallis Simpson e se mudou para França.

Harry tem 35 anos e Meghan 38. Sendo norte-americana, divorciada e filha de uma mulher afro-americana, a duquesa de Sussex trouxe novos ares à família real britânica.

O casal contraiu matrimónio em maio de 2018 e teve o primeiro filho cerca de um ano depois: Archie Harrison Mountbatten-Windsor.

Contudo, a adaptação de Meghan ao protocolo real e o relacionamento com a imprensa tem sido algo crispado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+