Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reações às sentenças na Catalunha. De "insulto à sociedade catalã" à "vitória dos bons"

14 out, 2019 - 12:28 • Redação com Lusa

O chefe do Governo de Madrid, Pedro Sánchez, fala no "último estertor" da luta independentista na Catalunha.

A+ / A-

O presidente do Governo regional da Catalunha considera as condenações dos vários dirigentes catalães presos "um insulto à sociedade catalã".

"Condená-los é um insulto à sociedade catalã", disse Quim Torra esta segunda-feira. "O uso do código penal contra a vontade de um povo é uma inerência de uma ditadura, não um rasgo próprio da democracia."

Já o presidente do Governo espanhol em funções, Pedro Sánchez, considera que as sentenças do Tribunal Supremo sobre a tentativa de proclamação da independência da Catalunha confirmam o “naufrágio” e o “fracasso” do projeto independentista.

“Nos próximos dias, vamos assistir ainda aos últimos estertores de uma etapa superada”, afirmou Sánchez.

Para o chefe do Executivo central, abre-se agora “uma nova etapa” de convivência na Catalunha em que a regra só pode ser a “lei e a Constituição espanholas”.

“Ninguém está acima da lei e todos estamos obrigados a cumpri-la. Ninguém foi julgado pelas suas ideias”, acrescentou.

Por sua vez, o líder do partido "Cidadãos" coloca a questão numa lógica de combate entre "o bem e o mal", declarando: "Hoje, ganharam os bons, os que defendem a democracia e a constituição. Hoje, foram condenados aqueles aqueles que tentaram tirar-nos o nosso passaporte e a nossa nacionalidade."

Penas de 9 a 13 anos

O Tribunal Supremo condenou hoje os principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha a penas que vão até 13 anos de prisão.

O ex-vice-presidente da Generalitat, Oriol Junqueras, foi condenado, por unanimidade, a 13 anos de cadeia por delito de sedição e má gestão de fundos públicos.

Foram condenados a 12 anos de cadeia os ex-conselheiros da Jordi Turull (ex-conselheiro da Presidência), Raul Romeva (ex-conselheiro do Trabalho) e Dolors Bassa (ex-conselheira para as Relações Exteriores) por delitos de sedição e má gestão.

O antigo titular do cargo de conselheiro do Interior, Joaquim Forn e Josep Rull (Território) foram condenados a 10 anos de cadeia.

Jordi Cuixart, responsável pela instituição Òmnium Cultural, foi condenado a nove anos de prisão por sedição.

Os factos reportam-se a 2017 sendo que os magistrados entendem que os acontecimentos de setembro e outubro do mesmo ano constituíram sedição visto que os condenados mobilizaram os cidadãos num “levantamento público e tumultuoso” para impedir a aplicação direta das leis e obstruir o comprimento das decisões judiciais.

“Os acontecimentos do dia 1 de outubro” (2017) não foram apenas uma manifestação ou um protesto. Foi um levantamento tumultuoso provocado pelos acusados”, referem os juízes do Supremo espanhol.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+