Tempo
|
A+ / A-

Primeira-minista britânica faz ultimato aos deputados. May quer Brexit até 30 de junho

20 mar, 2019 - 20:51 • Redação

Numa declaração ao país, a primeira-ministra britânica disse que, agora, é o tempo de o Parlamento decidir sobre o divórcio com a União Europeia.

A+ / A-

A primeira-ministra britânica, Theresa May, não está preparada para adiar o Brexit além de 30 de junho.

Numa declaração ao país, Theresa May disse que, agora, é o tempo de o Parlamento decidir sobre o divórcio com a União Europeia (UE).

“Este adiamento é uma questão de grande pesar para mim. Espero ardentemente que os deputados encontrem uma maneira de apoiar o acordo que eu negociei com a UE”, disse a chefe do Governo britânico na residência oficial de Downing Street.

A data inicial para o Brexit era 29 de março, mas a rejeição do acordo com a UE pelos deputados britânicos, por duas vezes, obrigou a um adiamento.

O acordo cumpre o que foi decidido em referendo e é o melhor possível, afirmou Theresa May. “Vou continuar a trabalhar dia e noite para garantir apoio”, frisou.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou esta quarta-feira em Bruxelas que recebeu da primeira-ministra britânica Theresa May (com quem "já conversou hoje") um pedido de adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia até 30 de junho.

Sobre o curto adiamento, Tusk confirma que o mesmo “é possível”, mas terá "reservas", ou seja, está dependente da aprovação no Parlamento britânico do acordo que Theresa May negociou com Bruxelas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+