Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente palestino não aceita Estados Unidos como mediador do conflito com Israel

08 dez, 2017 - 18:38

O anúncio surge depois de o presidente norte-americano Donald Trump ter reconhecido Jerusalém como capital de Israel.

A+ / A-

Veja também:

Trump, Médio Oriente, Jerusalém. A história de um equilíbrio de forças frágil


Os Estados Unidos não podem negociar o processo de paz israelo-palestino, disse o presidente palestino, Mahmoud Abbas, na sexta-feira, depois de o presidente norte-americano Donald Trump ter reconhecido Jerusalém como capital de Israel.

"Rejeitamos a decisão americana sobre Jerusalém. Com esta posição, os Estados Unidos já não podem patrocinar o processo de paz", disse Abbas em comunicado citado pela Reuters.

Também o negociador chefe palestino, Saeb Erekat, disse à televisão Al Jazeera na sexta-feira que os palestinos não vão falar com os Estados Unidos até que o presidente Donald Trump tenha revertido sua decisão de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, informou o canal.

Erekat também disse que a liderança palestina estava a considerar todas as opções em resposta ao anúncio de Trump.

Esta sexta-feira, milhares de palestinianos envolveram-se em confrontos com tropas israelitas em vários locais. Há registo de um morto em Gaza e 200 feridos, muitos por inalação de gás lacrimogéneo e alguns por disparos de balas de borracha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    10 dez, 2017 Aveiro 10:20
    Então que a Autoridade Palestiniana tenha a amabilidade de devolver os milhões de dólares dos contribuintes dos EUA que eles usaram para propaganda, treino militar terrorista e armamento, já que não os querem mais como mediadores.
  • Mario
    08 dez, 2017 Portugal 22:46
    pois nao os judeus podem resolver o assunto de uma vez por todas.....
  • Vasco
    08 dez, 2017 Viseu 21:30
    Dá a nítida sensação de que aquilo que o Senhor Presidente dos EUA pretende mesmo é que as partes se envolvam em conflito e com isso vender mais uns milhares de armas e munições, é assim há muitas pessoas que para realizarem capital não olham a meios e segundo melhor opinião parece ser o caso. é triste que assim seja, mas é o que tudo indica! A que propósito se lembrou de transferir a embaixada de Telavive para Jerusalém no momento em que as partes até conviviam numa relativa acalmia, foi com toda a certeza para se voltarem a guerrear, como aliás se está a ver nas notícias, Enfim...
  • José Portugal
    08 dez, 2017 Norte 21:12
    Este senhor Trump(alhone) quanto a mim é o pior Presidente dos EUA desde sempre... Consegue ser de facto o pior entre os piores. A sua opositora nas eleições, que este ganhou ainda não está muito bem claro como, era muito mais tragável. O "american dream" era isso mesmo e nada mais, apenas um sonho impossível de concretizar... Este presidente é o espelho duma grande franja do que é a sociedade americana, e assim sendo, Portugal continua a ser muito bom!
  • José da Costa
    08 dez, 2017 lisboa 18:54
    Muito bem, Sr.Presidente Abbas: quem não se sente, não é filho de boa gente.

Destaques V+