Tempo
|
A+ / A-

E-toupeira. PGR investiga divulgação online do processo

16 mar, 2018 - 23:25

De acordo com o Expresso, o documento divulgado num blogue tem 29 páginas e refere os pormenores da investigação desencadeada ao assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, e ao oficial de Justiça José Augusto Nogueira da Silva, que está em prisão preventiva por causa deste processo".

A+ / A-

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está a investigar a divulgação 'online' através de um blogue do processo do caso 'e-toupeira', disse à Lusa fonte oficial daquele organismo.

"Os factos referidos encontram-se em investigação", referiu a PGR, numa curta resposta enviada à agência Lusa, depois de questionada sobre se iria adotar alguma providência ou iniciativa processual tendo em conta uma notícia publicada no 'site' do jornal Expresso.

De acordo com o Expresso, o documento divulgado no blogue Mercado de Benfica, "em Segredo de Justiça, tem 29 páginas e refere os pormenores da investigação desencadeada nos últimos meses ao assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, e ao oficial de Justiça José Augusto Nogueira da Silva, que está em prisão preventiva por causa deste processo".

No início deste mês, a Polícia Judiciária deteve o funcionário judicial do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça (IGFEJ) José Silva e o assessor jurídico do Benfica no âmbito da operação 'e-toupeira' e constituiu mais arguidos do setor da Justiça.

A investigação, iniciada há quase meio ano, é sobre "o acesso ilegítimo a informação relativa a processos que correm termos nos tribunais ou departamentos do Ministério Público a troco de eventuais contrapartidas ilícitas a funcionários".

Os indícios apontam para os crimes de corrupção passiva e ativa, violação do Segredo de Justiça, favorecimento pessoal e falsidade informática/cibercrime.

A investigação ao caso 'e-toupeira' decorre no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Segundo o Expresso, "de acordo com o documento do DIAP de Lisboa [hoje divulgado no blogue Mercado de Benfica], entre outros, José Augusto Nogueira da Silva teve acesso ao inquérito a Bruno de Carvalho (depois das denúncias da Federação Portuguesa de Futebol contra declarações do presidente do Sporting no programa "Prolongamento", na TVI24, em 2015). Também acedeu ao processo relacionado com a denúncia anónima contra o Benfica por alegado esquema de corrupção na arbitragem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Roberto Santos
    19 mar, 2018 Viana Castelo 10:14
    Não se preocupem que o Benfica vai criar já mais meia dúzia blogues fazendo- se passar por amadores com o objetivo de manipular a opinião pública (é que o adepto é a coisa mais fácil de manipular)....
  • Manuel
    19 mar, 2018 Moura 00:04
    " Não viram nada sobre o Sporting no Correio da Manhã ? ",Correio da manhã ? olha que jornal tão credível.
  • Gabriela
    17 mar, 2018 Seixal 09:27
    Só leram noticias desportivas sobre o Benfica? Não viram nada sobre o Sporting no Correio da Manhã ? Ou esse assunto é para abafar?

Destaques V+