Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crédito à habitação. Banco de Portugal está contra medidas de apoio

17 mai, 2023 - 16:32 • Sandra Afonso , Teresa Paula Costa

Mário Centeno diz que “medidas generalizadas” prejudicam as famílias e defende que os bancos é que têm de arranjar soluções para quem está em dificuldade.

A+ / A-

O governador do Banco de Portugal manifestou nesta quarta-feira estar contra a concessão de apoios generalizados no crédito à habitação.

Na sessão de apresentação dos resultados da instituição, Mário Centeno comentou o pedido de reflexão do Presidente da República à banca portuguesa depois de conhecido que os bancos voltaram a acumular lucros no primeiro trimestre, enquanto os juros dificultam o pagamento das prestações por parte das famílias.

Mário Centeno lembrou que “mais de metade dos contratos já teve uma taxa de juro mais alta do que aquela que existe hoje” e afirmou que medidas generalizadas de apoio “geram comportamentos de mimetismo” e “levam muitos a aderir a essas medidas sem terem verdadeiramente necessidade delas”.

Para o governador do Banco de Portugal, a situação cria “um problema para essas pessoas, para o futuro, sejam elas marcadas como incumpridoras ou não.”

Bancos têm de acompanhar famílias em dificuldade

Apesar disso, Mário Centeno reconheceu que os bancos têm obrigação de apoiar e acompanhar quem tem dificuldade em pagar o crédito.

“Os bancos têm de fazer o seu papel”, pois “é responsabilidade deles no contrato social que têm com Portugal fazê-lo” e “têm obrigação de acompanhar aqueles que possam estar em dificuldades e encontrar uma resposta no âmbito da sua atuação”.

Banco de Portugal com quebra de 40%

Nesta sessão, Mário Centeno revelou que o Banco de Portugal fechou 2022 com lucros de 297 milhões de euros, uma quebra de mais de 40%.

O Banco de Portugal entrega, assim, ao Estado, 371 milhões em dividendos e impostos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+