Tempo
|
A+ / A-

APROLEP

Indústria está a aproveitar IVA Zero para pagar menos aos produtores de leite

30 mar, 2023 - 17:42 • Pedro Mesquita

Associação dos Produtores de Leite diz que "ainda não tinham passado 24 horas do anúncio do Governo e as primeiras indústrias começaram a avisar que iam baixar o preço ao agricultor, no caso de 8 cêntimos".

A+ / A-

Ainda nem sequer entrou em vigor o cabaz de produtos essenciais com IVA a 0% e já há queixas dos produtores de leite. Dizem que os industriais do setor estão a aproveitar o momento para lhes pagar menos 5 a 8 cêntimos por cada litro de leite.

A denúncia foi feita esta quinta-feira pelo secretário-geral da Associação de Produtores de Leite de Portugal (APROLEP).

Em declarações à Renascença, Carlos Neves explica que a má notícia chegou logo no dia a seguir ao acordo celebrado pelo Governo com produtores e distribuidores do detor da alimentação.

"Ainda não tinham passado 24 horas desde que o Governo anunciou o IVA Zeo e um apoio aos agricultores e as primeiras indústrias começaram a avisar que iam baixar o preço ao agricultor, no caso de 8 cêntimos", explica o representante dos produtores de leite.

"Pelo costume, as outras virão atrás. Parece-nos evidentemque há aqui um aproveitamento da oportunidade para baixar o preço ao produtor para margens que, para nós, são muito difíceis de aguentar. Se não é, parece mesmo."

A redução anunciada do preço a pagar pela indústria ao produtor de leite é insustentável, explica Carlos Neves. É que, fazendo as contas, o apoio de 140 milhões, destinados pelo Governo aos agricultores, representa uma ajuda de apenas 1 cêntimo por cada litro.

"Este 140 milhões são para dividir por toda a agricultura. Se nós, numa visão otimista, calculamos que possa vir 10% para a produção de leite e dividirmos esses 14 milhões, ou que possa ser um pouco mais, por 1 milhão e 900 mil toneladas... Se nós dividirmos esse dinheiro, estamos a falar de um cêntimo por litro de leite que vamos receber ajuda."

Por este caminho, avisa a APROLEP, haverá vacarias a fechar, porque as rações nunca estiveram tão caras e a produção de leite passa a dar prejuízo.

"A ração, que é o principal custo, representa 60% da despesa de uma vacaria e está nos valores mais altos de sempre. Se nos baixam a produção (preço), deixarmos de ter dinheiro suficiente para comprar comida para os animais e vamos ter que abater animais, reduzir a produção e eventualmente fechar as vacarias."

Ou seja, conclui Carlos Neves, a médio prazo poderá vir a faltar leite nas prateleiras.

"Há esse risco. Não é imediato, porque as coisas demoram tempo a desde que o leite sai da vacaria até chegar à prateleira. Agora, quando o leite subiu, foi precisamente por faltar leite. É que só atualizam quando sentem falta de leite, quando falta de mercado. Há o risco de isso voltar a acontecer, porque o mercado é bastante volátil. É que se não houver uma atenção a nível ao nível do Governo, ao nível da Europa e uma responsabilidade da indústria, há o risco de faltar leite naturalmente a curto ou médio prazo."

Os produtores de leite declaram-se muito preocupados com esta situação, e já está prometida uma reunião com o Ministério da Agricultura.

"O Ministério da Agricultura já tem conhecimento. Estamos em contacto e, em breve, vamos reunir para analisar este assunto."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+